PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: RUTH BARBOSA DE ARAUJO RIBEIRO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH BARBOSA DE ARAUJO RIBEIRO
DATA: 26/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/zxn-fbwz-ziw
TÍTULO: EDUCAÇÃO, FIGURAÇÃO E PODER: A PROFISSÃO DE APOIO
ESCOLAR NA MODALIDADE CUIDADOR/A EM PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO.
PALAVRAS-CHAVES: Profissão. Profissional de apoio escolar. Elias. Teoria dos processos
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: O trabalho de tese aqui apresentado objetiva investigar o desenvolvimento da
profissão do cuidador/a no âmbito escolar, referendando-se principalmente na Teoria
dos Processos Sociais apresentados pelo Sociólogo Norbert Elias (2006). Ainda, nesta
tese, busca-se, especificamente, apresentar a função do profissional de apoio escolar
cuidador/a, com uma ressignificação de sua prática estabelecida ao longo do tempo;
identificar o perfil e atribuições solicitados nos editais normativos para o desempenho
da profissão do cuidador/a escolar, observando-se: o poder, os conflitos, as figurações
e as independências que se têm constituído para a profissionalização dessa atividade
na sociedade. Além de nos apoiarmos na Teoria dos Processos Sociais, também nos
reportaremos aos estudos da Sociologia das Profissões, da historiografia de cuidados
de crianças e das políticas de inclusão, temáticas que também contribuíram para
respostas aos objetivos propostos. Assim, também faremos uso dos estudos de Bonelli
(2002), Diniz (2012), Freidson (2001), Januzzi (1985), Kulhmann Júnior (2015), Le
Breton (2007), Ortiz (2004), entre outros. O material empírico se deu a partir de nove
editais normativos para o cargo de profissional de apoio escolar na modalidade
cuidador/a. As informações contidas no material foram divididas em quatro categorias
de análise, as quais forneceram suporte para entendermos o movimento de
constituição da profissão aqui em estudo, a qual se encontra na interface de conflitos,
tensões e poder sob as mais diferentes figurações sociais. Essas problemáticas
constituem o processo de desenvolvimento das mais diferentes profissões em
múltiplas sociedades. Argumenta-se também nesta tese que, segundo a teoria
eliasiana, o surgimento de uma profissão não o deve ser, apenas, por imposição
legislativa nem tão pouco por necessidades individuais, mas sim como parte de uma
construção complexa entre diversas figurações ao longo de cada década inerente ao
processo civilizador.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE
Externo à Instituição - MAGDA CARMELITA SARAT OLIVEIRA