PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: RUMMENING MARINHO DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUMMENING MARINHO DOS SANTOS
DATA: 27/10/2023
HORA: 00:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Educação Especial. Sucesso escolar. Atendimento Educacional
Especializado. Pessoas com deficiência visual.
PÁGINAS: 70
RESUMO: Esta tese está vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais, do Programa de Pós-
graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se
direcionou ao estudo das trajetórias de sucesso escolar das pessoas com deficiência visual,
partindo do seguinte questionamento: como pessoas com deficiência visual que vivem em
situação de práticas educativas excludentes conseguem obter sucesso escolar? Para investigar
essa problemática, temos como objetivo, compreender como pessoas com deficiência visual
conseguem obter sucesso escolar em contexto de desigualdade social. Para alcançar este
objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: i) Conhecer trajetórias de sucesso de
pessoas que vivem em situação de práticas educativas excludentes e conseguem obter sucesso
escolar; ii) Refletir sobre a história e legislação das políticas de Educação Especial,
materializada pelo serviço de Atendimento Educacional Especializado para pessoas com
deficiência visual; iii) Analisar as atitudes intencionais ou não intencionais de agentes
internos e externos que possibilitaram o sucesso escolar na visão dos sujeitos da pesquisa; iv)
Destacar as motivações e os anseios que influenciaram os sujeitos da pesquisa a despertarem
para os estudos; v) Identificar formas, ações e estratégias utilizadas pelas pessoas com
deficiência visual capazes de contribuir com sua autonomia e independência em favor do
sucesso escolar. Assim, defendemos a tese que é possível para as pessoas com deficiência
visual, que vivem em contextos de desigualdade social obterem sucesso escolar e profissional,
rompendo com a tendência de manutenção das classes sociais e de conquista dos diferentes
tipos de capital por meio do estudo. Além disso, que o fracasso escolar não deve ser visto
como determinante, mas como resultado das condições desiguais de oportunidades no acesso,
permanências e participação na escola e na vida social. Em relação aos pressupostos
epistemetodológico, adotamos a perspectiva epistemológica do pluralismo (Coutinho, 1991),
o posicionamento epistemológico na perspectiva crítica da sociologia do improvável (Lahire,
1997; Bergier; Xypas, 2013; Xypas; Santos, 2014) e o enfoque epistemetodológico da
pesquisa qualitativa (Minayo et al., 2002) e da pesquisa narrativa, por meio do método
(auto)biográfico das histórias de vida das pessoas com deficiência visual biográficas (Bolivar,
2012; Connelly; Clandinin, 2011; Ferrarotti, 2014; Chizzotti, 2014). O procedimento de
coleta dos dados será por meio da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da
pesquisa de campo. A pesquisa adotará a observação e as entrevistas abertas como
instrumentos de coleta dos dados e como forma de análise das narrativas (auto)biográficas, o
método de Análise de Conteúdo de Bardin (2021).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - ADLENE SILVA ARANTES