PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: THATYANNE KRAUSE LIMA BRITO DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THATYANNE KRAUSE LIMA BRITO DOS SANTOS
DATA: 20/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Googleo meet
TÍTULO: A PRÁTICA DISCURSIVA POLÍTICA EVANGÉLICA PROGRESSISTA NAS REDES SOCIAIS COMO UMA PEDAGOGIA CULTURAL NET-ATIVISTA
PALAVRAS-CHAVES: Prática Discursiva; Análise Arqueológica do Discurso; Evangélicos Progressistas; Pedagogia Cultural; Net-ativismo Digital.
PÁGINAS: 192
RESUMO: Nas últimas duas décadas, o embate político democrático do país tem ocupado, crescente
e sistematicamente, o campo digital. Autores como Alencar (2019) e Cunha (2007)
discutem a interseção entre fé cristã e engajamento político-social, destacando a
relevância de uma abordagem progressista que esteja enraizada em princípios éticos e
morais. O que se nota evidente no envolvimento de grupos e determinadas comunidades
evangélicas, comprometidos com transformações sociais, alinhadas aos princípios
evangélicos. Nesse contexto sócio-histórico emerge nossa pesquisa, cujo interesse se situa
na particularidade do território da linguagem-discurso, local em se investigará a prática
discursiva político-progressista evangélica nas redes sociais. Vinculada à linha dos
Estudos Culturais da Educação (ECE) e aos estudos foucaultianos, recorreremos aos
estudos de Giroux (1994), que utiliza o termo Pedagogia Cultural para se referir à
perspectiva pedagógica que reconhece a cultura como premissa fundamental constitutivas
dos processos educativos; de Castells (2012) e Santaella (2021), que abordam a temática
do net-ativismo digital, como uma forma de ativismo político, a fim de promover a
participação cidadã, expressão individual e coletiva através dos espaços digitais; e de
Costa (2017), que reconhece a visão progressista política como uma maneira de afirmação
da justiça social, igualdade de gênero e inclusão. Não obstante dialogarmos com tais
estudos, assentamos nossa pesquisa na perspectiva teórico-metodológica na Análise
Arqueológica do Discurso (AAD), abordagem desenvolvida por Foucault (2008), de onde
advém os conceitos com os quais operaremos a análise, a saber, discurso, enunciado e
prática discursa. Os objetivos específicos que nos propomos realizar são os seguintes:
mapear registros da política progressista evangélica nas redes sociais, através de
postagens, imagens e vídeos, produzidos por net-ativistas digitais; identificar séries
enunciativas do discurso político progressista evangélico; por fim, analisar os saberes que
estão relacionadas ao referido discurso. Realizaremos esse conjunto de ações, a partir dos
constituintes teóricos apontados, a fim de defender a tese de que a modalidade da prática
discursiva político-progressista evangélica, que atravessa as redes sociais, indica a
existência de uma pedagogia cultural net-ativista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 3054964 - MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
Externo à Instituição - CAROLINA CAVALCANTI FALCAO