PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 17/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: DEDO NO C*RRÍCULO E GRITARIAS COTIDIANAS: ASSOMBRAÇÕES MONSTRUOSAS E CLANDESTINAS NOS/DOS/COM GÊNEROSSEXUALIDADES DESVIANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gênerosexualidades, Currículos, Cotidianos, Desvio, Pedagogia.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
RESUMO: As trincheiras estão sendo atacadas constantemente e o terreno é povoado de pessoas que lutam permanentemente para fazer proliferar a vida e sobreviver diante do conservadorismo que se movimenta de forma aguda em nossa sociedade. Esgarçar, tensionar, corromper, perturbar, bagunçar, brincar, zoar, desconstruir, descentrar, dispersar e desafiar a norma, esses são investimentos que este manifestotese pretende fazer para conversar com o curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e seus atravessamentos cotidianos de gênerosexualidades. As questões que envolvem gênerosexualidades desde muito tempo se configuram como uma preocupação emergente de muitas áreas do conhecimento, que a fim de esquadrinha-las, denunciam aquilo que de algum modo se desviam a norma heterocentrada. Sendo assim, esta tese objetiva problematizar os tensionamentos de gênerosexualidades desviantes narrados a partir das vivênciasexperiências pelos/as estudantes do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba. Como argumentotese, defendo que o currículovida, que borra as fronteiras entre as normativas que são prescritas e o que de fato acontece no cotidiano, se movimenta como uma tática perigosa e clandestina – mas, muito produtiva – de vivência com os mais diferentes desvios de gênerosexualidades, que (re)inventam táticas que possibilitam as vivênciasexperiências plurais para que os desvios sejam vistos como um meio de (des)aprendizagens, resistência e proliferação das diferenças na universidade. Ou seja, o desvio é visto, aqui, como potência criativa de vida que escapa às normas e como um tanque de guerra político, disputa significados em busca de sua existência. Esse manifestotese se inscreve no âmbito das teorias pós-estruturalistas e se vincula ao campo dos Estudos Culturais da Educação, das Políticas Educacionais, dos estudos de gênerosexualidades, da teoria queer, dos estudos com currículo e das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Metodologicamente, se filia às pesquisas nos/dos/com cotidianos como aposta teóricometodológica e elege às conversas como potência criativa de vida e de diálogo com os sujeitos ordinários da pesquisa. Conversar com o curso de Pedagogia me fez pensar que diante dos ataques que tornam algumas vidas mais ou menos vivíveis que outras, e que se alimenta de ódio e de desejo de aniquilação das diferenças, em detrimento de seus gênerosexualidades, é preciso reagir e criar táticas de enfrentamento ao obscurantismo epistemológico da modernidade criando movimentos, que enredados a resistência, possam esperançar e fazer das diferenças um meio de produção de um mundo menos desigual. Com esse manifestotese, pude aprender que nem todos os corpos e gênerosexualidades se adequam totalmente às normas. Há sempre bifurcações, escapes, vazamentos e ataques as trincheiras da padronização. Há relações de afeto e amizade sendo aliançadas a todo momento no curso de Pedagogia. Há resistências, movimentos, vida e estranhamentos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FERRAÇO
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - MARIA LUIZA SÜSSEKIND VERISSIMO CINELLI