PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANGELA GAETA PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: ANGELA GAETA PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 23/05/2024
LOCAL: meet.google.com/paw-jtcv-jfj
TÍTULO: A ATUAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS-PARAIBANAS IPIRANGA E CAIANA DOS CRIOULOS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
PALAVRAS-CHAVES: Lei 10.639/03, Educação Quilombola, Políticas Educacionais
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo analisa a atuação da Lei 10.639/03 no contexto da educação quilombola-paraibana com foco na percepção de educadores e gestores das escolas EMEIF José Albino Pimentel, localizada no território quilombola Ipiranga, município do Conde e EMEIF Firmo Santino da Silva, localizada na comunidade Caiana dos Crioulos, pertencente ao município de Alagoa Grande. A investigação também dialoga com lideranças comunitárias e agentes culturais ligados às culturas populares, analisando suas interpretações acerca da legislação e as ações educativas realizadas em espaços comunitários envolvendo a temática da história e da cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa de caráter qualitativo teve como base epistemetodológica, a Teoria da Atuação (BALL, 2012), que compreende contextos que compõem a abordagem do Ciclo de Políticas (BALL, 1992). Tendo optado pela abordagem da pesquisa participante (BRANDÃO, 1998) a investigação utilizou-se de instrumentos de coleta de dados como levantamento bibliográfico e documental, observação participante (SCHWARTZ, 2003), conversação, entrevistas semi-estruturadas e oficinas. A análise dos dados seguiu a metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Em termos teórico-conceituais, foram problematizados temas como a exclusão histórica da população negra no Brasil, políticas afirmativas e o papel da escola no combate ao racismo. Observou-se que a lei 10.639/03 tem impacto positivo no âmbito social e educacional nestas comunidades, contribuindo para o fortalecimento da identidade negra e quilombola dentro e fora da escola, porém enfrenta grandes desafios, sobretudo com relação à sistematização das práticas pedagógicas e entraves ético-políticos.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES