PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DÁRIO VIEIRA DA SILVA

DISCENTE: DÁRIO VIEIRA DA SILVA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A Educação Não Escolar como objeto formativo em cursos de Pedagogia no Estado da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Educação Não Escolar. Currículo. Teoria Fundamentada em Dados.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Diante de transformações sociais, culturais e políticas no cenário contemporâneo, as práticas educativas têm se diversificado cada vez mais, o que levou a uma maior inserção de pedagogas/os em espaços para além da escola. Ainda assim, o curso de Pedagogia continua fortemente centrado na formação de professores/as para as etapas iniciais da Educação Básica, a partir de 2006, quando da homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso e, mais recentemente, em 2019, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores/as da Educação Básica, pelo Conselho Nacional de Educação. Para contribuir com o debate sobre a formação de pedagogas/os para a Educação Não Escolar (ENE), esta pesquisa buscou compreender o lugar de saberes e experiências formativas relacionadas a esse âmbito em cursos de Pedagogia no Estado da Paraíba, partindo das seguintes questões norteadoras: como a ENE aparece nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Pedagogia? Quais as perspectivas dos/das coordenadores/as e professores/as dos cursos quanto à formação para a ENE? Assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o lugar da ENE em cursos presenciais de Pedagogia, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas no estado da Paraíba, com base nos PPC e nas concepções de coordenadoras/es e professores/as. Do ponto de vista teórico, a pesquisa pautou-se por referências sobre Pedagogia como ciência da educação, abarcando uma visão crítica acerca da formação inicial de pedagogas/os centrada na docência, bem como sobre aspectos que caracterizam a ENE como prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, foi organizada a partir da Teoria Fundamentadas em Dados (TFD) na perspectiva construtivista de Charmaz (2009). O campo empírico da pesquisa consistiu em 11 cursos de Pedagogia, ofertados por IES públicas e privadas sediadas no Estado da Paraíba. Para a coleta de dados, foi utilizado o mapeamento documental dos PPC e questionários e entrevistas virtuais aplicados junto a coordenadores/as e professores/as dos cursos. A análise dos dados ocorreu mediante o processo de codificação em TFD. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob o parecer de número 69864223.2.0000.5188. Os principais resultados da análise destacaram a necessidade de um amplo debate sobre a formação de pedagogas/os e os processos de inclusão da ENE nos currículos dos cursos de Pedagogia nas Instituições da Paraíba, a importância do fortalecimento profissional em campos que transitam as/os pedagogas/os, assim como a instituição de políticas públicas que incentivem esses processos. A Teoria Substantiva que surgiu a partir das análises dos dados conclui que, além de apontar a necessidade de ampliação do currículo de Pedagogia para incluir a Educação Não Escolar, é necessário o engajamento ativo de coordenadores/as e professores/as dos cursos para garantir uma formação integral das/os pedagogas/as, contribuindo para o desenvolvimento de práticas em seus diversos espaços educativos. Portanto, é fundamental reconhecer as diversas possibilidades profissionais, sem resumir o seu trabalho pedagógico à docência.
Presidente - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA