PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MAYAM DE ANDRADE BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYAM DE ANDRADE BEZERRA
DATA: 27/06/2024
LOCAL: https://meet.google.com/kdb-maey-vjq
TÍTULO: A CONTRADIÇÃO ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a atividade de ensino na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
PALAVRAS-CHAVES: Atividade de ensino; desenvolvimento do psiquismo; educação infantil; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente investigação foi desenvolvida a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural no que se refere à atividade de ensino e à atividade da criança no desenvolvimento do psiquismo. Para tanto, problematizamos as concepções que negam a educação escolar, estigmatizam o ensino e defendem perspectivas naturalizantes e espontâneas concernentes ao desenvolvimento infantil. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva compreender a concepção de professores(as) da Educação infantil acerca da relação ensino, aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Partimos de uma aproximação com a prática social, alicerçada nos fundamentos filosóficos e metodológicos do materialismo histórico-dialético, que busca a compreensão do objeto de estudo em sua historicidade, percebendo seu movimento histórico, sua gênese e sua transformação. Com base no referido método, buscamos realizar a captura da estrutura e da dinâmica do objeto investigado, desvelando suas reais conexões e relações objetivas presentes na unidade dialética atividade de ensino e a atividade de principal da criança de modo a buscar compreender o fenômeno em suas múltiplas determinações. Assim, confirmamos a tese de que a concepção de ensino, vinculada à perspectiva de uma pedagogia tradicional, impede a compreensão de professores(as) da Educação Infantil acerca do papel potencializador da atividade de ensino na atividade principal da criança e o desenvolvimento das máximas capacidades infantis. A pesquisa empírica foi realizada nos anos de 2022 e 2023, com 12 (doze) professores(as) de Educação Infantil que trabalham em Centros Municipais de Educação Infantil da rede municipal de João Pessoa-PB. A entrevista semiestruturada constituiu-se como principal instrumento de coleta de informações. Os discursos dos sujeitos da pesquisa evidenciaram a existência de uma estigmatização do ensino, principalmente nessa etapa educacional, vinculando-o à pedagogia tradicional e a mera transmissão de saberes mecânicos, assim como apontam um processo de construção de identidade da Educação Infantil atravessado por contradições e permeado por concepções acerca do processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil baseadas em perspectivas naturalizantes e espontâneas que reforçam ainda mais a precarização do trabalho pedagógico e a fragilidade teórica da formação docente. Em um contexto marcado pela negação da atividade de ensino como um processo de intervenção intencional e consciente do(a) professor(a) para promover o desenvolvimento do psiquismo infantil, torna-se ainda mais urgente que o(a) professor(a) compreenda a necessidade de organizar o ensino, visando conduzir a atividade principal que guia o desenvolvimento da criança, de forma a mobilizar não apenas as capacidades e processos psíquicos já formados e consolidados no psiquismo infantil, mas aqueles se apresentam como possibilidade iminente de desenvolvimento. Por fim, é essencial que a atividade da criança esteja organizada no sentido do desenvolvimento de novas capacidades afetivo-cognitivas, por meio de um processo de ensino desenvolvente na Educação Infantil.
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO