PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE DOS SANTOS BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE DOS SANTOS BANDEIRA
DATA: 10/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: ATUAÇÃO DA POLÍTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Política Educacional. Teoria da atuação. Ciclo de política.
PÁGINAS: 131
RESUMO: O presente escrito de tese tem como objeto de estudo a política de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPIEM) no Estado do Ceará, materializada por meio das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) mediante a Lei, n. 14.273, de 19 de dezembro de 2008. A questão que orienta o presente escrito é: como a política de Educação de Profissional integrada ao Ensino Médio vem sendo atuada no contexto da prática de uma escola estadual do Ceará? Dessa forma, o argumento de tese é que atuação da política das escolas Estaduais de educação profissional no contexto do Estado do Ceará se encontra imbricada pelas influências internacionais e nacionais ao seguir as diretrizes dos organismos multilaterais, em sua maioria bancos e entidades sem fins lucrativos, convergindo para uma educação profissional ancorada nos interesses e valores de mercado, e assim não tangencia, na prática, para uma formação humana integral que atenda os anseios/interesses de uma educação socialmente comprometida com a formação de jovens e adultos. Nessa direção, temos por objetivo compreender a atuação da política de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no contexto da prática de uma Escola Estadual da rede pública do Ceará. Para tanto, em perspectiva epistemológica pós-estruturalista, com abordagem qualitativa, operamos com o aporte teórico-metodológico-analítico da teoria da atuação (theory of policy enactment) de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annete Braun (2012; 2021), em complementaridade com a abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach), delineada por Richard Bowe, Stephen J. Ball e Anne Gold (1992;2017) e Stephen Ball (1994). Somando a essas reflexões, acionamos ainda os escritos de outros pesquisadores internacionais e nacionais, dentre eles: Avelar (2016; 2018), Lendvai e Stubbs (2012), Lopes (2016); Lopes e Macedo (2011), Mainardes (2006a; 2006b, 2018, 2022) Mainardes e Gandin (2013), Mainardes, Ferreira e Tello (2011), Rosa (2019), Soares (2016) e Tello (2012). Além dessas proposições teóricas, este escrito explora outras formulações (neoliberalismo, gerencialismo, performatividade) que atravessam a conjuntura atual da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no contexto brasileiro e cearense, ancorada nos estudos de Anderson (1995), Avelar (2016; 2018; 2019), Avelar e Ball (2023), Ball (1994; 2005; 2006; 2012; 2014; 2018), Ball, Junemann e Santori (2017), Ball, Goodson e Maguire (2007), Dardot e Laval (2016), Gewirtz e Ball (2011), Harvey (2008), Laval (2019), Peck e Tickell (2002) e outros. Nesta pesquisa, baseamo-nos também em textos políticos oficiais acerca da educação profissional e tecnológica do Brasil a partir do contexto da redemocratização brasileira até a atualidade. Além de exploramos os desdobramentos dessa política nacional para (re) produção das atuais políticas de educação profissional no contexto cearense, com foco na materialidade das EEEPs por meio da produção de textos estaduais, bem como operamos com documentos oficiais produzidos no microespaço escolar pesquisado. Por fim, realizaremos a pesquisa de campo (entrevistas semiestruturadas e observações in lócus) em uma instituição escolar de educação profissional integrada ao ensino médio, localizada no Vale do Jaguaribe-CE, com foco em seus contextos situados, nas interpretações e traduções dos atores e seus trabalhos, ações e compromissos com a política em tela, bem como a partir das condições materiais e humanas e os apoios externos a escola, identificando os avanços, desafios e limitações no processo de atuação dessa política.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS
Interno - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Externo à Instituição - FRANCISCA REJANE BEZERRA ANDRADE
Externo à Instituição - MARINA CAMPOS DE AVELAR MAIA
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo à Instituição - RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO