PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de DEFESA: EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO
DATA: 12/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A racionalidade comunicativa em tempos de cibercultura: pela formação de coletivos inteligentes no espaço do saber
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem cooperativa. Coletivos inteligentes. Espaço do saber. Inteligência coletiva. Racionalidade comunicativa.
PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo assume como objeto o projeto formativo de coletivos inteligentes no contemporaneo Espaco do Saber, fundamentando-se nos conceitos de razao comunicativa e inteligencia coletiva. Em observancia a esse referencial de racionalidade, baseia-se na Teoria do Agir Comunicativo (TAC), seguindo o lastro emancipatorio iluminista projetado na teoria da inteligencia coletiva. Contextualiza os horizontes virtuais de aprendizagem abertos na esteira da revolucao contemporanea dos sistemas informaticos e telematicos e do advento do ciberespaco, no interim dos seculos XX e XXI d. C., como tambem os mecanismos sistemicos que, infiltrados nas redes interativas desse grande mundo da vida ciber, preterem a formacao de coletivos inteligentes em favor da promocao de coletivos inteligentemente administrados. Objetivou compreender a formacao de coletivos inteligentes a partir de aprendizagens cooperativas racionalmente motivadas, seguindo a tese de que a razao comunicativa fomenta processos cooperativos de aprendizagem capazes de formar coletivos inteligentes no Espaco do Saber. Inspirado no metodo hermeneutico, o olhar interpretativo do objeto deste estudo propoe uma postura compreensiva do fenomeno da aprendizagem no campo universal mas intotalizavel do ciberespaco, locus privilegiado do enredamento global dos sujeitos do Espaco do Saber. Nesse sentido, a construcao da tese e suas etapas de analise reclamam a pretensao hermeneutica de compreender a luz da TAC os principios norteadores da razao comunicativa coerentes/propicios a promocao de aprendizagens cooperativas e coletivos inteligentes, que estao na base do conceito de inteligencia coletiva. Averiguando a possibilidade de fomentarmos racionalmente o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagens cooperativas e a consequente formacao de coletivos inteligentes nos ambientes ciberneticos do Espaco do Saber, conclui que a formacao de coletivos inteligentes (capazes de otimizar o potencial de inteligencia coletiva disposto no Espaco do Saber) passa pela racionalizacao da comunicacao no contexto do mundo da vida ciberespacial. Aponta, pois, a racionalidade comunicativa como um referencial privilegiado para fomentar coletivos inteligentes no Espaco do Saber, especialmente porque ela pode transformar o universo ciberespacial num mundo da vida emancipado (livre de atuacoes nao-interativas por parte de sujeitos e instancias sistemicas) e fecundo a aprendizagens cooperativas, porque enredado por sujeitos competentes para falar e agir eticamente em suas interacoes, desafiadora utopia cujo nao-lugar e um distinto condicionante para nossa evolucao social.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externo ao Programa - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Externo à Instituição - JOSE FRANCISCO DE MELO NETO
Externo ao Programa - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB