PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: JOSÉ RIVALDO MACHADO LEITE

DISCENTE: JOSÉ RIVALDO MACHADO LEITE
DATA: 10/07/2024
LOCAL: Sala 509 (CCHLA-UFPB)
TÍTULO: “Diversidade sexual e de gênero na escola Municipal de Ensino Fundamental Salvino João Pereira, Juripiranga-PB, uma escola sem preconceito” (2015-2023)"
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade. Gênero. Preconceito. Sexualidade.
ÁREA: História
RESUMO: A respectiva pesquisa tem o escopo de analisar práticas pedagógicas adotadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Salvino João Pereira, localizada em Juripiranga, cidade interiorana do Estado da Paraíba, alusivas ao combate do preconceito contra questão de gênero e sexualidade. Estes problemas serão abordados a partir dos estudos de Michel Foucault, Stuart Hall e Zygmunt Bauman, priorizando procedimentos pedagógicos educacionais voltados contra práticas preconceituosas veiculada naquela instituição de ensino. Motivo dessa preocupação, verificamos existir entre os profissionais da respectiva escola o silêncio tácito e/ou atitudes preconceituosas naquele ambiente, sem levar em consideração os danos causados ao aprendizado e a vida de crianças, jovens e adolescentes. O método eleito para tanto foi o qualitativo etnográfico, por caracterizar-se com descrições detalhadas de ações, eventos, pessoas, interações e comportamentos observáveis no ambiente escolar. Também, por incorporar o que os participantes dizem, suas experiências, atitudes, crenças, pensamentos e reflexões, tal como são vividas e expressadas por eles, suscitando, portanto, uma série de questões éticas decorrentes da interação do pesquisador com os sujeitos pesquisados. Para tanto, daremos prioridade a diversificadas fontes com destaque para análise de documentos oficiais, a Constituição Federal Brasileira de 1988, Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Interno da Escola – (RIE) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quando observaremos se existem lacunas entre o que está prescrito e o que ocorre de fato naquele ambiente de convivência e aprendizagem múltiplas.
Externo ao Programa - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
Presidente - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES