CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH.)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: PEDRO TIAGO DE SOUZA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO TIAGO DE SOUZA COSTA
DATA: 30/01/2025
HORA: 13:30
LOCAL: SALA CAB 107
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Práticas educativas da Casa de Cultura IAO a partir dos adolescentes do Projeto Sankofa em Campo Verde/Pedras de Fogo
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Direitos Humanos. Antirracismo. Casa de Cultura IAO
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas educativas do Projeto Sankofa: Construindo um Futuro, em Campo Verde/Pedras de Fogo, a partir da perspectiva dos/as adolescentes participantes. Os objetivos específicos foram: 1) Examinar as práticas educativas antirracistas promovidas pelo projeto; 2) Identificar os processos formativos e educativos propostos ao longo das atividades do Projeto Sankofa, da Casa de Cultura IAO; e 3) Compreender como esses saberes se contrastam com os conhecimentos transmitidos pela educação tradicional. O trabalho está amparado nos referenciais teóricos da Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir de uma abordagem epistemológica decolonial e antirracista, com base em leituras como Maria da Glória Gohn, Vera Maria Candau, Bárbara Carine Soares Pinheiro, entre outras, entre outras. A pesquisa adotou uma abordagem de campo, realizada entre junho e novembro de 2023, utilizando de instrumentos de coleta de dados por meio de diferentes instrumentos, incluindo observações, notas de campo, grupos focais e conversas do cotidiano. Para a análise dos dados, foi adotado o referencial teórico-metodológico da etnopesquisa crítica e multirreferencial, buscando garantir a participação dos sujeitos e o respeito aos aspectos éticos da pesquisa, com a construção colaborativa das interpretações finais. Como resultado, observa-se que os saberes propostos pela Casa de Cultura IAO ampliam o planejamento pedagógico escolar tradicional e promovem a mobilização coletiva dos/as adolescentes participantes em torno de seus referenciais identitários. Esses saberes, relacionados à diversidade africana e afro-brasileira, contribuem significativamente para o desenvolvimento dos/as adolescentes, promovendo a construção de laços afetivos de aprendizado. Tais afetos geram um desejo crescente de aprender, destacando a importância da continuidade de ações educacionais. Diante disso, ressalta-se a importância da educação antirracista como uma ferramenta de letramento racial, potencializando seus efeitos no combate ao racismo sistêmico. A educação antirracista também se configura como uma prática educativa de Educação em Direitos Humanos, permitindo que os adolescentes refletissem, a partir da prática, sobre as identidades negras de forma positiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 3157359 - AUREA AUGUSTA RODRIGUES DA MATA
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO PIMENTEL DA SILVA