CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH.)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALEXANDRE SOUSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE SOUSA DA SILVA
DATA: 31/01/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório da Central de aulas
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO: a educação em direitos humanos na escola cidadã integral
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Cidadania. Ensino Médio. Escola em tempo Integral.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa que se propõe a investigar as práticas voltadas à realização de uma educação em direitos humanos e para o exercício da cidadania em uma Escola Cidadã Integral (ECI) de nível médio na Paraíba. Tem como objetivo geral compreender as práticas educativas desenvolvidas pelo Novo Ensino Médio na rede pública estadual e sua repercussão na formação dos jovens para uma cultura de direitos humanos e para o exercício da cidadania. Especificamente se dedica a contextualizar historicamente a EDH com ênfase nas ações educativas voltadas a educação básica (ensino médio); discutir a reforma do Ensino Médio decorrente da lei 13.415/2017 e suas implicações políticas e pedagógicas para a formação das juventudes; e analisar práticas educativas desenvolvidas em uma escola de ensino médio em tempo integral da Paraíba e como ela repercute na formação dos jovens, na perspectiva da formação cidadã e da EDH. A pesquisa tem caráter qualitativo e toma como instrumentos de coleta dos dados a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as e a formação de um grupo focal com estudantes. Para o tratamento dos dados, procedemos a análise de conteúdo baseada na metodologia de Bardin (1977). Fundamentamos o estudo em Benevides (2005, 2010, 2016), Candau (2010, 2012, 2013, 2016) e Rodrigues (2014) que nos fornecem as bases teóricas e metodológicas acerca da Educação em Direitos Humanos; Cury (2010, 2019), Frigotto (2016) e Saviani (2003, 2007, 2008, 2016), que abordam as reformas do ensino médio como campo de disputas de classe; Rodrigues (2019) e Laval (2019) que nos auxiliam a compreender a implementação e o modelo de escola de ensino médio no contexto paraibano, entre outros estudiosos que reverenciam a importância de uma formação educacional integral de nível médio. Ademias, consultamos a legislação educacional pertinente, com foco no PNEDH (Brasil, 2006) e nas DNEDH (Brasil, 2012) como também a legislação rege o sistema educacional paraibano. Os resultados da pesquisa apontam que a partir da percepção de professores e de estudantes, as práticas de educação em direitos humanos e para o exercício da cidadania na escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba são insuficientes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 918.249.404-59 - IVANALDA DANTAS DA NOBREGA - UFCG
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES