CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH.)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: HIATANDERSON DA SILVA MONTEIRO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HIATANDERSON DA SILVA MONTEIRO
DATA: 03/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/txx-zzpk-bmq
TÍTULO: PERCEPCÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Violações aos Direitos Humanos. Juventudes. Ensino Médio. Cidadania.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto as percepções e experiências de estudantes do Ensino Médio sobre Direitos Humanos, uma vez que a compreensão desses entendimentos alicerça a implementação de estratégias metodológicas na Educação em Direitos Humanos. O objetivo geral da pesquisa é compreender a percepção dos estudantes do ensino médio de uma escola pública em tempo integral sobre direitos humanos, destacando sua contribuição para a formação/educação cidadã das juventudes. Esse objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: a) Discutir a complexidade histórica que permeia a construção da Educação em Direitos Humanos; b) Analisar o embate histórico das perspectivas neoliberais e seus impactos nas políticas educacionais e práticas pedagógicas; c) Identificar as percepções dos estudantes sobre direitos humanos, buscando entender as diferentes compreensões; d) Identificar as formas de violência que configuram violações aos direitos humanos no ambiente escolar; e e) Discutir a partir da ótica dos educandos, quais estratégias metodológicas podem ser aplicadas no processo de ensino-aprendizagem em e para Direitos Humanos. Nessa proposição, este estudo teve o campo empírico como elemento metodológico basilar, tendo como lócus da pesquisa, uma Escola Cidadã Integral (ECI) de Ensino Médio, localizada no município de São José do Bonfim, sertão da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, de abordagem qualitativa, sendo utilizados como instrumentos para levantamento dos dados, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, realizados a partir do contato direto com 08 (oito) estudantes que cursam o 2° ou 3° ano da citada escola, selecionados de maneira não probabilística e criterial. Para a análise e interpretação dos dados, optou-se pela análise de conteúdo por categorização temática. Os resultados da pesquisa indicam uma compreensão dos estudantes sobre direitos humanos enquanto sinônimos de liberdade e igualdade, consubstanciando direitos sociais, direitos e deveres do cidadão. Nesse trajeto, evocaram-se as violações aos direitos humanos no espaço escolar, intrinsicamente ligadas a um "mundo vivido", que tem o corpo como uma espécie de termômetro de violência, em especial, pelos corpos que não se enquadram nos padrões de beleza estruturais. Nessa pesquisa, emergem as interseccionalidades: raça e gênero enquanto atravessamentos das violências, além de reivindicações para adoção de estratégias metodológicas que dialoguem com os interesses, ritmos e modos de ser das juventudes, que são, em muitos casos, colocados no lugar de silenciamento de suas vozes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES
Interno - 3157359 - AUREA AUGUSTA RODRIGUES DA MATA
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Externo à Instituição - ROSÂNGELA DE ARAÚJO MEDEIROS
Externo à Instituição - SAYONARA SOUZA DA COSTA