CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH.)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JUCENIO GOMES DE ARAÚJO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCENIO GOMES DE ARAÚJO
DATA: 18/10/2024
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/srv-ovxn-gpc
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PARAÍBA: IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) EM DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Educadores em Direitos Humanos; Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH); Educação em Direitos Humanos (EDH); Curso de Especialização em Educação para os Direitos
PÁGINAS: 203
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: A Educação em Direitos Humanos (EDH) surgiu como ato de resistência ao Regime Militar, enquanto prática de educação não formal, tendo sua institucionalização como Política Pública Educacional no ano de 2003, por meio do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Diante disso, o Estado Brasileiro teve o compromisso de implementá-lo, uma vez que as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DNEDH) (Brasil, 2012) norteiam a inserção da temática na Educação, sendo urgente a formação de educadores em Direitos Humanos (DH). Na Paraíba, coube ao Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) implementar o referido Plano. Nesse contexto de ações desenvolvidas no âmbito da Educação em e para os Direitos Humanos (DH) nos aproximamos de um curso de Especialização latu sensu, para professores da Educação Básica e outros profissionais ligados aos Direitos Humanos. Dito isto, buscamos analisar experiências vivenciadas nas práticas educativas de educadores em Direitos Humanos da 3ª Gerência Regional de Ensino do Estado da Paraíba (GRE-PB), no tocante ao Polo de Campina Grande (PB), egressos do Curso de Especialização em Educação para os Direitos Humanos, na modalidade semipresencial, oferecido pelo NCDH da UFPB, no período entre 2013 e 2015. Nessa perspectiva, nossos objetivos específicos se concentram em: contextualizar a inserção da EDH na América Latina e no Brasil, refletindo acerca da inserção da EDH no NCDH, e sua contribuição na formação de educadores em Direitos Humanos na Educação Básica, no Estado da Paraíba. Escolhemos o método qualitativo de pesquisa, tendo em vista o objeto de nosso estudo. O percurso teórico-metodológico partiu de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica autores como Zenaide (2014), Tosi (2014), Sacavino (2007), Benevides (2007), Candau (2007) entre outros. A análise documental inclui as escalas, Nacional e Internacional, servindo de instrumento para a promoção da Educação em e para os Direitos Humanos. A metodologia inclui a pesquisa de campo e documental, com a realização de entrevistas semiestruturadas com três Professores da Educação Básica, egressos do Curso, cujas informações foram submetidas à Análise de Conteúdo pautando-se em Bardin (1977). Nesse sentido, a pesquisa desvelou a importância do NCDH na Formação de Educadores em Direitos Humanos, no Estado da Paraíba, assim como no compromisso da UFPB frente ao PNEDH.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 918.249.404-59 - IVANALDA DANTAS DA NOBREGA - UFCG
Interno - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA FERREIRA RODRIGUES