CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH.)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: HIATANDERSON DA SILVA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HIATANDERSON DA SILVA MONTEIRO
DATA: 16/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala vitual https://meet.google.com/pbb-dsqu-omf
TÍTULO: PERCEPCÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Estudantes. Ensino Médio. Cidadania.
PÁGINAS: 79
RESUMO: A presente pesquisa tem como objeto a percepção das práticas discursivas que circundam os Direitos Humanos no ensino médio, uma vez que o mapeamento desses entendimentos constitui uma base para implementação de estratégias metodológicas na Educação em Direitos Humanos. Para tanto, tem-se como objetivo geral compreender a percepção dos estudantes do ensino médio de uma escola pública em tempo integral sobre direitos humanos, destacando sua contribuição para a formação/educação cidadã das juventudes. De modo específico, identificar as percepções dos alunos sobre direitos humanos, buscando entender as diferentes compreensões, mapear nas práticas educativas desenvolvidas no percurso formativo dos alunos/as, conteúdo que tenha relação com a educação cidadã e em direitos humanos e examinar a partir da ótica dos educandos, quais estratégias metodológicas podem ser aplicadas na relação ensino-aprendizagem em e para Direitos Humanos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como norte os seguintes questionamentos: quais as experiências e percepções dos estudantes de ensino médio em relação aos Direitos Humanos? Como as disciplinas da área de Ciências Humanas impactam na construção da percepção dos estudantes sobre os Direitos Humanos? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o estudo de caso como procedimento metodológico, tivemos como lócus da pesquisa, a Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Meira, no município de São José do Bonfim, sertão da Paraíba. Utilizamos como instrumentos de levantamento dos dados, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, no qual participaram da amostra, 08 (oito) estudantes que cursam o 2° ou 3° ano da citada escola, selecionados por conveniência (não probabilística). Para a análise e interpretação dos dados, optou- se pela análise de conteúdo por categorização temática. Os resultados da pesquisa (em análise) indicam uma compreensão sobre direitos humanos limitada à direitos sociais, destacam a escola como um espaço democrático na gestão de recursos financeiros, evidenciam a presença de intolerância religiosa e reforçam a necessidade de práticas educativas baseadas no diálogo e participação ativa. Demostrou ainda, a necessidade de se efetivar na prática ações coordenadas sobre cidadania, incluído no nome da escola com o programa Escola Cidadã Integral.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo à Instituição - ROSÂNGELA DE ARAÚJO MEDEIROS