CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH.)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: MICHELLY MATIAS MIRANDA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLY MATIAS MIRANDA
DATA: 28/05/2025
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/fya-hwbp-pru
TÍTULO: PERCURSOS E PERSPECTIVAS DE JOVENS EGRESSOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL EM JOÃO PESSOA/PB: CAMINHOS E TROPEÇOS PARA O ACESSO À UNIVERSIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Direito à educação. Acesso ao ensino superior. Egressos de acolhimento institucional.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre os percursos e perspectivas de jovens egressos do acolhimento institucional em João Pessoa/PB em relação ao acesso ao ensino superior. A análise é conduzida sob as lentes teóricas dos Estudos Pós-Coloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2007 Maldonado-Torres, 2007, Walsh, 2010), na perspectiva da educação como direito humano e como ferramenta de efetivação de direitos, bem como, dos estudos sobre a medida protetiva de acolhimento institucional. Voltamos o nosso olhar para aqueles que foram acolhidos em João Pessoa/PB, os quais, em sua maioria, chegam às instituições com históricos de lares desestruturados, dificuldades escolares e enfrentando violações de direitos. Durante o período de acolhimento, o Estado garante acesso à documentação, saúde, educação, acompanhamento psicossocial, contudo, após o desligamento do serviço, esse mesmo Estado se isenta da responsabilidade e da continuidade de suporte. Assim, nosso objetivo geral foi compreender os percursos e desafios enfrentados pelos egressos no acesso ao ensino superior. De maneira mais específica, objetivamos caracterizar o perfil socioeconômico dos egressos das casas de acolhimento; analisar a percepção dos ex-acolhidos a respeito das suas trajetórias escolares e, por fim, analisar a percepção sobre as dificuldades que enfrentam para acessar o ensino superior. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Na pesquisa documental, foram analisadas medidas protetivas de acolhimento arquivadas na 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa/PB. Já na pesquisa de campo, adotamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e o diário de campo. Para o tratamento dos dados, adotamos a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016; Vala, 1990), mais especificamente a análise temática. Os resultados revelaram marcadores sociais como raça, classe, gênero e mostram como o histórico de reinstitucionalização, memórias escolares, vivência de rua, entre outros, contrastam com as suas formas de resistência. Ainda assim, a presença desses jovens na universidade permanece tímida, revelando a urgência de políticas públicas de acompanhamento pós-acolhimento que promovam, de fato, o direito à educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3251903 - MICHELE GUERREIRO FERREIRA
Interno - 1037668 - REBECKA WANDERLEY TANNUSS
Externo ao Programa - 2664659 - MARIA DA CONCEICAO GOMES DE MIRANDA
Externo ao Programa - 1813891 - QUÉZIA VILA FLOR FURTADO
Externo à Instituição - DENISE XAVIER TORRES