PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Phone
-
Not informed
News
Banca de QUALIFICAÇÃO: VALKER LOPES QUIRINO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALKER LOPES QUIRINO
DATA: 30/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DO EIXO ORALIDADE NOS ANOS FINAIS DO EF: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE PILAR - PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino do eixo oralidade. Anos finais do ensino fundamental. Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 70
RESUMO: Neste trabalho, meu olhar recai sobre o ensino do eixo oralidade nos anos finais do ensino fundamental no componente curricular Língua Portuguesa a partir da BNCC (BRASIL, 2017) e outras fontes teóricas de reflexão, buscando entender como os professores de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental do município de Pilar-PB, implementam suas práticas em relação a esse eixo. Com base nesse levantamento, o objetivo principal desta pesquisa é contribuir para a formação desses professores no que tange ao ensino de oralidade, apresentando estratégias que possam ser inseridas ao dia a dia da sala de aula para que, assim, se reforce a responsabilidade que a escola tem em fomentar no aluno habilidades relacionadas à oralidade. Para atingirmos esse munícipio, entrevistamos professores dos anos finais de LP do município de Pilar PB por meio de questionários. Com base nos dados obtidos, proporemos um curso de formação continuada a esses professores, tendo como metodologia a pesquisa-ação, para de forma geral: investigar a forma como professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do munícipio de Pilar-PB compreendem o eixo oralidade da BNCC e trabalham com esse eixo em suas práticas docentes. E, de forma específica, discutir os aspectos teóricos e metodológicos do eixo oralidade na BNCC nos anos finais do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa; identificar os gêneros textuais orais que são mais privilegiados nos anos finais do ensino fundamental pelos docentes de Língua Portuguesa de Pilar-PB em suas práticas; refletir sobre a importância do eixo oralidade para um ensino mais democrático; e observar se os gêneros textuais orais são abordados de forma sistematizada pelos docentes de LP nos anos finais do EF de Pilar-PB. Como referência teórica desta pesquisa, trazemos os conceitos de princípios éticos fundamentais do ensino de oralidade, dimensões ensináveis, ensino democrático, gêneros orais como prática social e conceitos como o de fala trazido por Carvalho e Ferrarezi Jr (2018), Dolz e Schneuwly (2004), Ferrarezi Jr. (2014), Marcuschi (2005, 2008), BNCC (BRASIL, 2017) e os PCN (BRASIL, 1997,1998) com a finalidade de desvelar todas as asserções expostas na pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo à Instituição - ORMEZINDA MARIA RIBEIRO
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES