PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: GILMARQUES LOPES GOMES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMARQUES LOPES GOMES
DATA: 12/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual (https://us02web.zoom.us/j/82029056027)
TÍTULO: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA MEDIADAS POR VÍDEOS
DO CANAL NERDOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: TDIC; vídeo; Canal Nerdologia; aluno rural; escrita social.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O processo de ensino-aprendizagem precisa ser repensado, não é mais aceitável uma práxis pedagógica
que vise a apenas uma metodologia pautada em recursos ultrapassados. Os sujeitos alunos do século XXI
são nativos e fluentes digitais, contudo, as escolas acabam por não valorizar as tecnologias digitais de
comunicação e informação do processo de aprender, criando um abismo entre o aluno, que está imerso
em um contexto totalmente digital, e professores, cuja maioria é de outro século. Tampouco, há de se
compreender uma escola que não enxergue seus membros de forma igualitária ou pelo menos que os
respeite integralmente, que proporcione uma educação transformadora. Portanto, partido destas reflexões,
objetivamos compreender de que forma o vídeo como ferramenta pedagógica potencializa a
aprendizagem, complementa a discussão do professor, transforma a simples transmissão de informação,
possibilita a análise crítica e a produção de informação, atrai a atenção e o interesse dos alunos e
moderniza o processo de ensino e aprendizagem, criando equidade, engajamento, garantindo espaços de
voz e protagonismo das minorias. Para discutir e nos orientar neste estudo, contamos com Freire (1997,
2003, 2001, 2011, 2018); Mollica (2007); Rojo (2013); Moran (1995, 2006); Pérez Gómez (2015); Rojo e
Moura (2012,2019); Kleiman (2001); Soares (2020); Schneuwly e Dolz (2004, 2011); e tantos outros
autores. Dentre os resultados logrados com a pesquisa verificamos que: I ) a escola e os professores
precisam entender que as TDIC são aliadas no processo de ensino-aprendizagem e que essas não irão substituir o docente; II ) o uso de quaisquer tecnologias direcionadas ao ensino de Língua Portuguesa
imprimem modernidade, engajamento e colaboração entre professores e alunos para o desenvolvimento e
aprimoramento da linguagem; III ) o vídeo se traduz como recurso de ensino dinâmico e acessível; IV ) o
letramento digital associado às multissemioses da língua contribuiu para o desenvolvimento da escrita
dos colaboradores deste estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo à Instituição - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI