PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MAXUEL AMORIM DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAXUEL AMORIM DOS SANTOS
DATA: 21/12/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Ambiente virtual (https://us06web.zoom.us/j/86052824750?pwd=pUT4TW7b161PR3lKfTzVf7MWb6yabB.1)
TÍTULO: OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PERÍODO PANDÊMICO: O USO DA FVNEXA CANVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa; Letramento digital; FVNexA.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O surgimento de novas tecnologias vem moldando a sociedade ao logo das últimas décadas. A
educação, enquanto processo constituído através das diferentes transformações sociais,
incorporou em suas práticas pedagógicas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
(TDIC) com as mais diferentes finalidades. Nesse sentido, com a chegada da pandemia provocada
pela COVID-19, inúmeras medidas foram tomadas. Dentre elas, o fechamento global das escolas
para reduzir a transmissão da infecção provocada pelo Coronavírus. Desse modo, algumas
questões despertaram inquietação: como aconteceu a adaptação das escolas para o ensino
remoto emergencial (ERE)? Quais foram os recursos tecnológicos utilizados pelos
estabelecimentos de ensino para suprir as lacunas deixadas pela ausência das aulas presenciais?
Como professores e alunos se reinventaram pedagogicamente? Como o letramento digital
contribuiu com as práticas de leitura e escrita? Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por
objetivo geral demonstrar como o uso da FVNexA Canva contribuiu com o ensino de Língua
Portuguesa em instituições de ensino da Paraíba durante o período pandêmico. Além disso,
conforme Matos (2020), consideramos importante: apresentar as ferramentas virtuais não
exclusivas à aprendizagem (FVNexA) que foram utilizadas nas escolas pesquisadas durante o
período pandêmico; observar como os investimentos em formações sobre TDIC no período
pandêmico auxiliaram a atuação docente em instituições públicas de ensino da Paraíba e
colaborar na indicação de impressões sobre um novo ItemNet, visando a ampliação do Quadro
Sinótico Crítico proposto pelo mesmo autor. Portanto, durante o estudo, abordamos os conceitos
de letramento a partir da concepção de Soares (2013) e de letramento digital apresentado por
Azevedo et. al (2018). A proposta metodológica consiste numa pesquisa qualitativa e quantitativa.
Para a classificação das FVNexA, foram analisadas algumas propriedades descritas por Matos
(2020): a virtualidade enquanto lócus, o ItemNet como matéria-prima, o agente como elemento
fundamental, o interlocutor como meta da ação social nos termos de Hall (1997) e, por fim, a
FVNexA concebida como um dispositivo pedagógico. Por meio dessa pesquisa, foi possível
compreender a importância de investimentos na formação de professores, especialmente em
tempos de isolamento social nos quais os meios tecnológicos são concebidos como principais
condutores de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, acredita-se que
estudos como este possibilitam novas perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa, bem como permite compreender e investigar o papel do professor frente aos inúmeros desafios, contribuindo, assim, com a valorização e crescimento profissional dos docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA
Interno - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA