PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Phone
-
Not informed
News
Banca de DEFESA: FABIA SOUSA DE SENA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIA SOUSA DE SENA
DATA: 06/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do VALPB
TÍTULO: O letramento do aluno surdo na escola regular: perspectivas e desafios
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo; Letramento; Aluno Surdo; Multimodalidade.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Neste trabalho, discutimos acerca do letramento do aluno surdo e alguns dos resultados obtidos a partir da execucao do projeto de intervencao realizado em uma escola publica de educacao integral que apresenta proposta de ensino bilingue para os sujeitos surdos no municipio de Joao Pessoa PB. A presente pesquisa foi conduzida com base nos pressupostos teorico-metodologicos de pesquisa qualitativa de cunho etnografico. Verificamos, no presente estudo, como ocorre o letramento do aluno surdo e os desafios enfrentados por eles na realizacao e participacao das atividades propostas em sua segunda lingua. Na coleta de dados, utilizamos, como instrumentos para o alcance dos nossos objetivos, observacoes em sala de aula e aplicacao de questionarios aos gestores, alunos surdos e professores de lingua portuguesa atuantes no ensino fundamental II. Para fundamentar o nosso escrito, tomamos como referencia os estudos de Dorziat (1999; 2012), Kleiman (2007), Lodi e Lacerda (2014), Pereira (2000), Santana (2007), Schmiedt (2006), Skiliar (1998), Soares (2002), Quadros (2006), Stumpf (2009), dentre outros que norteiam os estudos sobre letramentos e letramento do aluno surdo, considerando a Lingua Brasileira de Sinais, a lingua natural do surdo, a qual, por meio dela, o sujeito podera se comunicar efetivamente com mundo a sua volta e se desenvolver cognitivamente. Os resultados da pesquisa obtidos por meio das observacoes, aplicacao de questionarios e realizacao de uma oficina com os alunos surdos, apontam que, atividades envolvendo os generos textuais, TICs e multimodalidade em sala de aula possuem uma grande aceitacao pela comunidade surda, contribuindo satisfatoriamente nao apenas com o processo de letramento do sujeito citado, mas de toda a comunidade escolar
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO