PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: GLÓRIA QUIZITO FULAI FREDERICO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÓRIA QUIZITO FULAI FREDERICO
DATA: 26/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: NESMEP
TÍTULO: Encontros transculturais: memória de trabalho, atenção e
leitura em crianças brasileiras e moçambicanas
PALAVRAS-CHAVES: Memória de trabalho, atenção, leitura, neurociência cognitiva
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: A memória de trabalho e a atenção são tarefas cognitivas complexas que trabalham
juntas para que a aprendizagem da leitura ocorra com sucesso. Como já é reconhecida a relação
entre as variáveis e, por se tratar de países e contextos diferentes, o estudo analisou as relações
entre MT, atenção, leitura e o perfil socioeconômico em crianças moçambicanas e brasileiras.
Participaram do estudo 201 crianças de 7 a 9 anos do 2° e 3° ano do ensino fundamental de
escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven,
questionário sociodemográfico e condições de saúde das crianças, dos professores, testes de
MT visuoespacial (TIMTraC) e auditiva-subteste dígitos, Bateria Psicológica para Avaliação
da Atenção BPA, testes de reconhecimento de letras, leitura de palavras e pseudopalavras -
LPI e fluência - Aflet. Foram feitas análises de normalidade, teste Kolmogorov-Smirnov e
Levene, análises descritivas, teste Mann-Whitney (U), Qui-quadrado (휒²) e o coeficiente de
correlação de Spearman (r). As crianças brasileiras obtiveram melhor desempenho na fluência
leitora, capacidade de reconhecer letras, MT visual e atenção, enquanto que as moçambicanas
obtiveram melhor desempenho na decodificação de palavras. Os resultados da MT auditiva
foram semelhantes. Foram encontradas correlações significativas positivas em quase todas as
variáveis de medida de desempenho (MT, atenção e leitura), de fortes a fracas no Brasil,
enquanto em Moçambique foram todas fracas, exceto a MT visual, que não se correlacionou
com nenhuma variável. Apenas a leitura se correlacionou com a renda de forma fraca positiva
no Brasil e negativa em Moçambique. Foi possível observar que existem diferenças no
desempenho, na relação e nas associações entre memória de trabalho, atenção, leitura e aspectos
socioeconômicos entre crianças brasileiras e moçambicanas. Importante ressaltar que essas
relações são bem estabelecidas na literatura internacional, como também em pesquisas com
crianças brasileiras e portuguesas, entretanto com crianças africanas essas relações não foram
encontradas. Os métodos e sistemas de ensino, o ambiente educacional e outros fatores culturais,
como é o caso das línguas bantu em Moçambique, podem estar influenciando o desempenho
das habilidades de leitura, MT e atenção dessas crianças, assim como a relação entre as
habilidades de leitura e diferentes tipos de atenção, e memoria de trabalho. O fato de não utilizar
instrumentos do tipo lápis e papel para avaliar a memória de trabalho visual pode ter incidido
no resultado. A falta de critérios padronizados referentes aos fatores socioeconômicos
dificultou a análise dos dados. Para estudos futuros, com o mesmo desenho e populações
similares, recomenda-se o uso de instrumentos múltiplos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO