PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA MEIRA CINTRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA MEIRA CINTRA
DATA: 24/07/2024
LOCAL: Auditório Humberto Nóbrega - CCS/UFPB
TÍTULO: Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua de Alta Definição (HD-tDCS) e o Consumo de Chlorella pyrenoidosa com Tratamento Adjuvante para Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida
PALAVRAS-CHAVES: Neuroestimulação; HD-tDCS; Insuficência Cardíaca de Fração de Ejeção Reduzida; Alimentação Funcional; Vitamina B12; Chlorella pyreinoidosa.
RESUMO: A insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida (ICFEr) é uma condição complexa e multifatorial que representa um importante desafio para condução do tratamento. Prejuízos funcionais relacionados à disrupção na cascata inflamatória e depleção de nutrientes, tais como a vitamina B12, podem impactar a qualidade de vida dos pacientes em longo prazo. A redução dos níveis de B12 levam a alterações do sistema cardíaco e cerebal, em virtude da elevação da Homocisteína e deflagração da cascata inflamatória. A suplementação de B12 por meio da Chlorella pyrenoidosa (microalga - alimento funcional) reduz o dano cardíaco e modulou a cascata inflamatória. E ainda a estimulação transcraniana por corrente contínua de alta densidade (HD-tDCS), uma técnica não invasiva capaz de modular a excitabilidade neuronal e induzir efeitos anti-inflamatórios. Neste sentido, objetivou-se em avaliar os efeitos da HD-tDCS e do consumo de Chlorella Pyrenidosa para melhora dos níveis de B12 e resposta inflamatória em pacientes com ICFEr. Trata-se de um ensaio clínico, controlado, duplo-cego, randomizado, no modelo crossover envolvendo 28 participantes com ICFEr internados ambiente hospitalar para realização de cirurgia e ambulatorial pós-cirurgico. Foram o realizadas avaliações na linha de base e após o tratamento. O protocolo de HD-tDCS foi composto por 5 sessões, aplicadas uma vez por dia, pelo período de até 5 dias antes da cirurgia, com estimulação no Córtex Pré-frontal Dorsolateral, com intensidade de 4mA e duração de 20 minutos cada. Após o washout (período de internamento pós-cirurgico), na alta os grupo foram invertidos e o grupo ativo passou a ser o da intervenção por meio da Chlorella pyreinodosa, cujos partícipes recebiam orientação ao consumo de C.pyrenoidosa no grupo ativo (10 tabletes, 5g/dia, contendo 4mcg de B12) durante o período de trinta dias. Após esse período faziam o retorno para avaliação nutricional e coleta de exames finais. Obteve-se como resultados que a idade média foi de 65,9 anos (±7,40), sendo 59,5% de homens, elevada proporção de hipertensão arterial (88,1%) e doença coronariana arterial (71,4%). Também elevada proporção de desnutrição (de 32,5% a 47,5%) e de sobrepeso/obesidade (42,5 a 46,2%). O grupo apresentou níveis elevados de Pró-BNP (T1 ~1752,96; ±2104,08ng/dL) e dos marcadores inflamatórios. Observou-se alteração na hemoglobina e hematócrito no sexo masculino [-0,57; p=0,02 e -2,22; p=0,03].No grupo estimulado com HD-tDCS houve redução da IL-6 após o protocolo [Z=-2,556; p<0,01] reduzindo a média [9,64 pg/mL;±5,75/ 6,90 pg/mL;±4,45]. Assim, considera-se que a intervenção por HD-tDCS apresentou redução da IL-6 sendo uma ferramenta neuromodulatória e de proteção cardíaca em pacientes com ICFEr.
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ