PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Not informed

Banca de DEFESA: MARÍLIA PEREIRA DUTRA

DISCENTE: MARÍLIA PEREIRA DUTRA
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Sala do NEPPS
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A REDUÇÃO DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS EM CRIANÇAS DE 9 A 12 ANOS
PALAVRAS-CHAVES: intervenção; escola; empatia; agressão; infância.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Diante dos elevados índices de agressão no âmbito educacional e da necessidade de encontrar estratégias de intervenção cujos efeitos na redução de comportamentos agressivos na infância fossem confiáveis, comparou-se o efeito de duas estratégias na redução desses comportamentos, a técnica afetiva-discursiva e a informativa-discursiva. Participaram da pesquisa-intervenção 43 alunos/as do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública da Paraíba, com idade de 9 a 12 anos (M= 9,84; DP= 0,84) que foram distribuídas em 3 grupos (afetivo-discursivo, informativo-discursivo e controle). Para a verificação dos efeitos das intervenções, os participantes foram avaliados no pré-teste, no pós-teste e no follow-up, por meio dos seus escores à Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes, ao Questionário de Agressão de Buss e Perry e por suas verbalizações em um Grupo Focal, feito após o término das intervenções. Além disso, os participantes foram avaliados por uma docente, através dos escores atribuídos por ela a um Questionário de Avaliação do Comportamento Agressivo do Discente, antes e depois das intervenções. Os dados quantitativos obtidos com a escala e os questionários foram analisados com testes paramétricos (Teste t e Análises de Variância). Em relação aos dados do grupo focal, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática. Os resultados dos dados quantitativos indicaram um aumento significativo da média de empatia apenas no grupo afetivo-discursivo e uma diminuição significativa da média de agressividade nos grupos afetivo-discursivo e informativo-discursivo, do pré-teste para o pós-teste. As análises dos dados qualitativos do grupo focal confirmaram esses resultados. Nota-se que, no grupo de controle, houve um aumento significativo da média de agressividade, do pré-teste para o pós-teste. Já os resultados do pós-teste para o follow-up indicaram que houve uma diminuição significativa da empatia no grupo afetivo-discursivo e uma manutenção do nível de empatia nos outros grupos. Quanto ao escore médio de agressão verificou-se que ele se manteve constante no grupo afetivo-discursivo, aumentou significativamente no grupo informativo-discursivo e diminuiu significativamente no grupo de controle. Esses resultados mostram, de um modo geral, que as duas estratégias utilizadas na intervenção foram eficazes para a redução da agressão, porém, em um prazo mais longo, a estratégia afetiva-discursiva mostrou-se mais efetiva do que a informativa-discursiva.
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO