PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: LAISY DE LIMA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAISY DE LIMA NUNES
DATA: 20/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala 511
TÍTULO: Concepções parentais sobre o desenvolvimento e a habilidade de comunicação intencional no primeiro ano de vida do bebê
PALAVRAS-CHAVES: concepções parentais; desenvolvimento inicial; habilidade de comunicação intencional
PÁGINAS: 148
RESUMO: A presente tese buscou analisar as concepções parentais sobre o desenvolvimento dos bebês ao longo do primeiro ano de vida, com ênfase nas concepções acerca do desenvolvimento da habilidade de comunicação intencional. Apresentou delineamento longitudinal, com a participação de 20 mães e 20 pais de bebês aos 3, 6, 9 e 12 meses de vida. A idade dos participantes variou entre 20 e 36 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e duas entrevistas semiestruturadas. Foram levantadas as informações sociodemográficas, as entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com as diretrizes da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que, na visão dos pais, as novas aquisições infantis permitem maior interação entre os cuidadores e o bebê. A maioria dos participantes mencionou os estímulos como aspectos promotores do desenvolvimento e apresentou concepções que reconhecem o papel parental como essencial na promoção do desenvolvimento saudável dos filhos. Sobre as concepções parentais acerca da habilidade de comunicação intencional, verificou-se que os relatos parentais indicaram comportamentos infantis específicos que podem ser indícios dessa habilidade, especialmente quando os bebês estavam no segundo semestre de vida. A partir da discussão geral dos resultados será elaborado um programa de orientação a pais e educadores infantis sobre o desenvolvimento no primeiro ano. Considera-se que esse trabalho contribui positivamente com a área de estudos da psicologia do desenvolvimento e pode fundamentar práticas profissionais que objetivem promover o desenvolvimento infantil por meio de ações direcionadas aos educadores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA