PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: MANUELLA CASTELO BRANCO PESSOA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELLA CASTELO BRANCO PESSOA
DATA: 21/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA Sala de Multimídias do Bloco C
TÍTULO: Política de formação profissional e contextos sociais: trajetórias e projetos de vida de jovens.
PALAVRAS-CHAVES: Juventude; Projeto de vida; Desenvolvimento Juvenil; Formação Profissional de Jovens; Política Pública de Formação Profissional.
PÁGINAS: 270
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Esta tese tem como objetivo geral analisar o contexto disponibilizado pela Politica Publica de Formacao Profissional e a apropriacao desta pelos jovens, a partir de suas trajetorias de vida, para construir seus projetos de vida. Pressupoe-se que a Politica Publica de Formacao Profissional nao da conta de formar um tecnico especialista qualificado; que nao garante formacao articulada entre a educacao basica e a formacao tecnica; que passar por essa politica nao traz garantias de direitos de forma plena, porem auxilia na criacao de projetos de vida para esses jovens, elemento fundamental no desenvolvimento dessa etapa da vida. Defende-se a tese de que a Politica Publica de Formacao Profissional, apesar de nao garantir a formacao tecnica qualificada, possibilita aos jovens a construcao de projeto de vida, visto que se realizam em contextos educativos, possuem um efeito social e psicologico, auxiliando na constituicao desses jovens enquanto sujeito. Esta tese se ancora na perspectiva historico-cultural, utilizando-se das categorias teoricas desenvolvimento, consciencia e projeto de vida. Para tal, foram realizados tres estudos: I. “Retrato da Politica Publica de Formacao Profissional em Joao Pessoa: o que dizem os documentos?”, a partir dos documentos disponibilizados pelas instituicoes formadoras, analisados atraves da analise de conteudo e QDA miner; II. “Trajetorias de vidas: os jovens participantes das Politica Publica de Formacao Profissional”, a partir de questionarios aplicados com os jovens que estao inseridos na Politica, analisados atraves do SPSS; e III. “O que dizem os jovens? Desenvolvimento, contextos e projetos de vida”, a partir de grupos de discussao com os jovens, analisados atraves do QDA miner. Os achados apontam para uma juventude que advem da classe que vive do trabalho, contemplando os diversos segmentos sociais que fazem parte desta, sendo a juventude pobre a mais afetada. O acesso aos servicos ao longo da vida mostra que nem todos passaram pelas mesmas politicas, e que alguns comecaram a trabalhar ainda quando criancas. No discurso defendido pela Politica a formacao profissional e tida como a salvacao para os jovens, como infalivel contra o desemprego, porem percebeu-se que ela se configura muito mais como um conjunto de programas e projetos que atuam de forma fragmentada. Comprovamos que as condicoes socioculturais das trajetorias de vida desses jovens os transformaram, funcionando como alavancas para seus desenvolvimentos e constituicao enquanto sujeitos historicos e culturais. As vivencias nos programas tambem foram assinaladas como algo extremamente significativo em seus discursos, nas quais a troca de conhecimentos e as praticas acessadas pelos jovens sao postas como importantes para conhecer a profissao. Os jovens reconhecem em suas trajetorias o amadurecimento advindo de suas insercoes ao longo da vida, ficando nitido que o desenvolvimento desencadeado a partir de cada insercao contribuiu para delinear o sentido que foram atribuindo a suas vidas e para a formulacao de seus projetos de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA
Externo ao Programa - 2042859 - THAIS AUGUSTA CUNHA DE OLIVEIRA MAXIMO
Externo à Instituição - ILANA PAIVA DE LEMOS
Externo à Instituição - JOSEVANIA DA SILVA