PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRACAS BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRACAS BEZERRA DA SILVA
DATA: 07/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Campus IV - CCAE/UFPB
TÍTULO: COMPETÊNCIA LEITORA: UMA PROPOSTA DE USO DOS DECRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA TÓPICO I. (PRODIMENTOS DE LEITURA) PARA O 6º ANO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO SANTA RITA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Descritores. Procedimento de Leitura. Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 46
RESUMO: Ultimamente uma questão nos tem angustiado, em nossa vivencia pedagógicas, o fato de alunos chegarem ao 6º ano do Ensino Fundamental (EF) anos finais sem dominar completamente a leitura. Em vista disso, tentar fortalecer o conhecimento desses alunos para prosseguirem nos estudos, é que nos fez enfrentar esse desafio de buscar alternativas e subsidiar o seu processo de aprendizagem e desenvolver um suporte técnico para auxiliar professores do ensino básico com essa problemática. Para tanto, tomaremos como parâmetro os descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa Tópico I, - Procedimentos de leitura, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para elaborar nossa proposta. Com isso, esse trabalho objetiva compreender como o uso dos descritores de LP tópico I contribuirá para fomentar a competência leitora em alunos de 6º anos de uma escola Municipal de Santa Rita–PB, ainda “não alfabetizados”. Metodologicamente, para averiguar o desenvolvimento das habilidades pretendida na intervenção, serão utilizadas uma avaliação diagnóstica inicial e outra final entrecortada por oficinas com textos instrucionais. Esse material será analisado com o intuito de verificar o progresso e a eficácia dos procedimentos. Nosso trabalho se filia à pesquisa-ação quanti-qualitativa e fundamenta-se nas orientações de leitura sugeridas nos documentos oficiais PCNs (1997) e BNCC (2018), amparadas pelos métodos sugeridos por estudiosos como Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006), Solé (2014), nas abordagens avaliativas, serão utilizas os estudos de Hoffmam (2009) e Luckesi (2013) e, a Minayo (2009) e Paiva (2019). Esperamos contribuir para minimizar o problema e fornecer subsidio que auxiliem a diminuição do analfabetismo nesse estágio do ensino/aprendizagem
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1569274 - SILVIO LUIS DA SILVA
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS