PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: AIRTON AIRES TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIRTON AIRES TEIXEIRA
DATA: 25/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO: A cultura da paz na escola: Uma proposta interventiva para a produção do Gênero Artigo de Opinião mediada por canções
PALAVRAS-CHAVES: Artigo de Opinião; canção; cultura da paz
PÁGINAS: 54
RESUMO: Este projeto, por meio de intervenção em sala de aula, com os alunos do 9º ano A de uma escola Estadual do Rio Grande do Norte, intenta promover ações que os qualifiquem à produção textual do gênero Artigo de Opinião a partir de atividades de leitura de canções centradas na temática da paz, por meio de oficinas temáticas e rodas de conversa visando à promoção de uma Cultura da paz em ambiente escolar. A partir do aporte teórico, sobretudo, de Koch (2018) e Antunes (2010). Tendo como referência Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008); o Artigo de Opinião foi o gênero do discurso escolhido para a produção escrita por ser de âmbito predominante argumentativo (persuasivo). Com o intuito de desenvolver a presente pesquisa, o objetivo geral que irá norteá-la é: analisar de que forma a leitura de canções pode contribuir para a produção de Artigo de Opinião sobre a temática da Cultura da Paz. Perpassando pelos objetivos específicos: verificar o estilo de música que é mais ouvido pelos estudantes, razões e motivações; verificar o léxico-semântico nas canções citadas pelos estudantes e sua relação com a cultura da sociedade brasileira; listar as palavras e expressões nas canções que são marcantes para uma cultura da paz; verificar a intencionalidade social nas letras das canções que representam a cultura da paz; analisar se os Artigos de Opinião produzidos pelos alunos do 9º ano atendem à proposta de motivação da cultura da paz dentro da escola; desenvolver um caderno pedagógico contemplando uma proposta metodológica que contribua para o ensino da produção de Artigo de Opinião. Para atingir esses objetivos, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa – amparada em Esteban (2010), cuja forma de trabalho de campo será a pesquisa-ação intervencionista, a respeito da qual Paiva (2019) apresenta algumas teorias. A fim de realizar um estudo da literatura existente acerca do assunto abordado, será usado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica, com leitura em Cervoni (19989); Castilho e Castilho (1993); Perelmam (1999), para em seguida proceder à geração de dados, que, por sua vez, será feita a partir de uma sequência didática, fundamentada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), além da observação participante, conforme Vianna (2003). Uma vez gerados os dados, estes serão descritos por meio da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Por fim, será elaborado um caderno pedagógico, como produto final da pesquisa, com o intuito de oferecer aos docentes de Língua Portuguesa de 9º ano Ensino Fundamental II uma proposta de ensino de produção de Gênero textual discursivo Artigo de Opinião para um fim sócio participativo na comunidade escolar com aporte de canção.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo à Instituição - LEILANE RAMOS DA SILVA