PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURIVAL SOARES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIVAL SOARES DE LIMA
DATA: 27/06/2024
LOCAL: Mamanguape-PB UFPB
TÍTULO: Variação linguística em codas silábicas: o apagamento do /r/ e a hipercorreção na escrita dos alunos do 6º ano
PALAVRAS-CHAVES: Variação. Mudança. Apagamento do /r/. Hipercorreção. Escrita.
RESUMO: As vivências em salas de aulas por quase três décadas são o ponto de partida para a construção deste projeto em que se discute um tema recorrente nas produções de alunos. Em sua escrita, tem-se observado, com frequência, o apagamento do /r/ em posição de coda e o acréscimo desse segmento às formas verbais em 3ª pessoa do singular, gerando um fenômeno que Bortoni-Ricardo (2004) chama de hipercorreção. Assim, este trabalho de pesquisa objetiva propor, por meio de oficinas pedagógicas, atividades e reflexões linguísticas para minimizar o apagamento do /r/ em posição de coda e a hipercorreção na escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a aquisição de uma escrita ortográfica em língua portuguesa. Para alcançar o objetivo geral, pensou-se em objetivos específicos, tais como: •Aplicar teste de sondagem (avaliação inicial) para identificar o perfil sociolinguístico dos participantes e confirmar o objeto de estudo da pesquisa – o apagamento do r em codas silábicas e a hipercorreção. •Descrever o apagamento do /r/ em codas silábicas e a hipercorreção presentes na escrita de alunos do 6º ano a partir de variáveis linguísticas e variáveis sociais definidas pelo pesquisador. •Produzir, a partir da avaliação inicial, oficinas temáticas, com atividades e textos relacionados ao objeto de investigação e aplicá-las na turma de 6º ano para intervir no “problema” diagnosticado no intuito de minimizá- lo, incentivando a reflexão e o diálogo entre alunos e entre alunos-professor sobre os fenômenos variáveis. •Aplicar, após as oficinas, avaliação final e compará-la com a avaliação inicial para observar a probabilidade de redução de ocorrências de apagamento do /r/ e do fenômeno de hipercorreção em decorrência da ação de intervenção pedagógica aplicada. • Utilizar gráficos, tabelas e quadros para apresentar resultados da investigação com base nos dados de escrita analisados pelo autor da pesquisa. •Confeccionar um caderno pedagógico como instrumento didático para professores de Língua Portuguesa que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), com atividades desenvolvidas durante as oficinas e textos relacionados ao objeto de estudo da pesquisa – apagamento do /r/ em posição de coda e a hipercorreção – que possibilitem o aluno refletir sobre a língua materna e ampliem o seu repertório linguístico com outras variedades do PB – inclusive as variedades cultas e a variedade padrão – sem desconsiderar o vernáculo ou a variedade de uso cotidiano que ele leva de casa para a escola. Temas abordados são: a variação linguística que tem por base os estudos de Labov (1972), Tarallo (1986), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005) e Coelho et al. (2023), a mudança linguística discutida a partir dos pressupostos de Weinreich, Labov e Herzog (1968), Tarallo (1986) e Faraco (2006), apagamento por Cristófaro-Silva (2021). Os tópicos: relação fala e escrita, contínuo oralidade e escrita e, finalmente, transposição da oralidade e da escrita, discutidos por Marcuschi (2010), PCN de Português (1998) e BNCC (2017). A metodologia será a de pesquisa-ação com a finalidade de construir um caderno de atividades como ferramenta pedagógica para professores de Língua Portuguesa que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental. O corpus para análise de dados será constituído por atividades de escrita (denominadas de Avaliação Inicial e Avaliação Final). Os participantes da pesquisa serão estudantes do 6º ano de uma escola pública do município de Pedro Velho/RN. Os resultados serão obtidos, comparando-se os dados da avaliação inicial com os da avaliação final.
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA