PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTHIANE ALVES ESTEVAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CRISTHIANE ALVES ESTEVAO
DATA: 18/06/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PARAÍBA FEMININA, SIM SENHOR: A LEITURA DA PRODUÇÃO POÉTICA LOCAL POR ESTUDANTES DO 8º ANO
PALAVRAS-CHAVES: letramento literário; poesia paraibana; autoria feminina.
RESUMO: O presente projeto de pesquisa busca ampliar o contato dos estudantes de uma turma do oitavo ano com poemas contemporâneos de mulheres nascidas ou radicadas na Paraíba, a fim de contribuir com a promoção do letramento literário e, particularmente, com a do texto poético local. Para o seu desenvolvimento, em termos metodológicos, usaremos uma pesquisa-ação intervencionista de caráter qualitativo. No que se refere às ações, a fim de possibilitar maior acesso dos estudantes às produções paraibanas, foi organizada uma antologia com poemas das quatro poetas selecionadas, a saber: Jennifer Trajano, Débora Gil Pantaleão, Lua Lacerda e Naíla Cordeiro; esses poemas serão abordados a partir do recorte temático Eu e as minhas ancestrais, que se desdobrará em outros temas, através de quatro oficinas. Os encontros pretendem que, além de leitores, os participantes também se reconheçam como autores de poemas, pois terão acesso tanto a atividades de leitura e análise quanto a atividades de escrita criativa do gênero, bem como à produção de um varal poético e à participação em um sarau com a presença de algumas das autoras convidadas. Por fim, no que concerne à fundamentação teórica, recorreremos a autores como Pinheiro (2007), Cosson (2014, 2018), Zappone (2008), entre outros.
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS