PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIA CLEIDENEDIA MORAIS OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA CLEIDENEDIA MORAIS OLIVEIRA
DATA: 28/05/2024
LOCAL: SALA REMOTA MEET
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EXTENSÃO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA NO PERÍODO DE 2019 A 2022
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da educação superior; extensão universitária; política de extensão, IFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A pesquisa realizada nos campi do IFPB: Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cabedelo e Guarabira teve como objetivo analisar os critérios adotados pela gestão para o financiamento das ações de extensão no período de 2019 a 2022. A importância dessas ações para a comunidade local e a formação dos estudantes foi destacada, ressaltando a necessidade de garantir recursos financeiros estáveis e transparentes para fortalecer a extensão universitária. Os objetivos da pesquisa foram: a) Quantificar o total dos recursos orçamentários destinados às ações de Extensão nos campi em estudo no período de 2019 a 2022; b) Demonstrar o quantitativo de ações realizadas na/pela Extensão no mesmo período; c)Apresentar os critérios utilizados pela gestão dos campi para financiar as ações de Extensão; d) Elaborar um documento orientador com proposta de critérios pré-estabelecidos para o financiamento das ações de Extensão do IFPB. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em estudos bibliográficos, análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com os gestores dos campi de Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cabedelo e Guarabira. Os dados coletados nas entrevistas com os gestores dos campi foram essenciais para compreender os processos de financiamento da extensão. A abordagem quali-quantitativa foi adotada para analisar os dados obtidos e identificar os recursos orçamentários destinados às ações de extensão no período em questão. Durante o período de 2019 a 2022, os resultados da pesquisa apontaram disparidades nos recursos orçamentários destinados às ações de extensão nos diferentes campi do IFPB. O Campus Cajazeiras foi identificado como o que investiu o maior montante de recursos no financiamento das ações de extensão, seguido pelo Campus Princesa Isabel. Da mesma forma, o campus Cajazeiras surge como líder, com o maior volume de ações de extensão executadas no memo período. Essas disparidades podem ser atribuídas às necessidades locais específicas de cada região, áreas de atuação e prioridades estabelecidas pela gestão de cada campus. Além disso, houve uma redução substancial nos recursos orçamentários para o financiamento das ações de extensão nos anos de 2020 e 2021, possivelmente devido ao impacto da pandemia da COVID-19. Essas variações nos recursos exigiram adaptações nas ações de extensão nos campi, demonstrando a importância de garantir recursos financeiros adequados e flexíveis para enfrentar situações adversas. Os gestores dos campi reconheceram a importância da extensão como parte integrante da missão institucional, valorizando seu papel na formação integral dos estudantes e no fortalecimento do vínculo entre o Campus e a comunidade. A equiparação dos valores de financiamento da extensão com os resultados da pesquisa demonstrou o reconhecimento da relevância das ações de extensão para o desenvolvimento institucional e o bem-estar da comunidade do entorno do Campus. Em suma, a pesquisa contribuiu academicamente ao oferecer uma análise aprofundada do financiamento da extensão no IFPB, identificando lacunas, destacando boas práticas e fornecendo recomendações para fortalecer e otimizar essas iniciativas. O impacto social das ações de extensão foi ressaltado, promovendo o desenvolvimento regional e a integração do Campus com a comunidade, evidenciando o potencial transformador dessas atividades para a sociedade como um todo.
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO