PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAYO MARIO DE AGUIAR COUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAYO MARIO DE AGUIAR COUTINHO
DATA: 26/06/2024
LOCAL: UEPB - Campus V - Sala Umbuzeiro - Rua Horácio Trajano s/n Cristo - João Pessoa
TÍTULO: A POLÍTICA DE EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: progressos e limitações
PALAVRAS-CHAVES: Expansão. Financiamento. UEPB. Autonomia
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de expansão e financiamento da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que se intensificou a partir de 2004, após a conquista da sua autonomia financeira pela Lei nº 7.643/2004. O estudo abrange o período de 2004 a 2006, durante o qual foram criados quatro novos campi nas cidades de Monteiro, Patos, Catolé do Rocha e João Pessoa. Para fundamentar o estudo, realizamos uma breve análise das primeiras instituições de ensino superior no Brasil, incluindo a evolução do ensino superior na Paraíba, culminando na criação da UEPB e o contexto político da época. Analisamos também a legislação que regulamenta as autarquias da administração indireta do estado, bem como a Constituição Federal de 1988, que assegura autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial para as Instituições de Ensino Superior (IES). A investigação foi conduzida por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando métodos bibliográficos e documentais. A análise da legislação e do cenário político foi abordada sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES