PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Not informed

Banca de DEFESA: AMANDA SANTOS LIMA DA CUNHA

DISCENTE: AMANDA SANTOS LIMA DA CUNHA
DATA: 10/07/2024
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: PRODUTOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Mestrado profissional; gestão da educação superior; produtos técnicos e tecnológicos.
ÁREA: Educação
RESUMO: Os cursos de mestrados profissionais surgiram como uma modalidade de pós-graduação stricto sensu no Brasil, regulamentada em 1998 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A principal característica de um mestrado profissional é a exigência de elaboração de um produto final, direcionado à solução de um problema real na área de atuação profissional do discente. Considerando a relevância e o impacto dessas produções nos diversos setores da sociedade, a CAPES iniciou um processo de aprimoramento do seu sistema de avaliação de pós-graduação, o que inclui os produtos técnicos e tecnológicos (PTT) desenvolvidos no âmbito dos mestrados profissionais. Nesse cenário, uma nova ficha de avaliação foi definida pela CAPES, com vigência a partir de 2019, a fim de estabelecer critérios e tipologias padronizadas de avaliação para cada área. O problema desta pesquisa concentrou-se em investigar como se configuram os PTT elaborados nos mestrados profissionais da Área 38 - Educação, como eles contemplam a demanda da gestão da educação superior e se foram elaborados em consonância com as novas tipologias da ficha de avaliação. O objetivo principal consistiu em analisar os produtos técnicos e tecnológicos relacionados à Gestão da Educação Superior e elaborados, no período de 2019 a 2022, em mestrados profissionais da área de Educação. A presente investigação assumiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva e utilizou um levantamento bibliográfico, para sustentação do aporte teórico, e documental, para coletar as dissertações, os produtos e os documentos orientadores da CAPES. Foram levantadas 326 dissertações, dos quais identificou-se um total de 44 produtos técnicos e tecnológicos, relacionados ao foco desta pesquisa. Os resultados indicaram que os PTT coletados estavam em consonância com a nova ficha de avaliação, sendo que 84,1% deles pertenciam à tipologia “Desenvolvimento de material didático e instrucional” e abrangiam diversas demandas da gestão da educação superior. Como produto final, obteve-se o catálogo de PTT sobre gestão da educação superior, com o propósito de publicizar esses produtos.
Presidente - 057.606.354-17 - ALINE VIEIRA DE LIMA NUNES - UFCG
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES