PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: POLYANNA LAURA CARDOSO SENA DO AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANNA LAURA CARDOSO SENA DO AMARAL
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM SEGURANÇA PÚBLICA NA PARAÍBA: o processo de formação profissional para a construção da segurança cidadã
PALAVRAS-CHAVES: avaliação do ensino superior; ensino policial; segurança cidadã.
RESUMO: Este trabalho de pesquisa tem como foco de análise a política pública de educação superior profissional proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a todas as polícias militares estaduais do Brasil, mais especificamente a avaliação da sua implementação na Paraíba, entre os anos de 2022 a 2024, no Curso de Formação de Oficiais (CFO). O objetivo é perceber se essa formação tem contribuído para a edificação do perfil profissiográfico adequado aos desafios atuais da segurança cidadã, baseado na construção de valores institucionais pautados na defesa dos direitos humanos e da cidadania, instituídos pelo Estado democrático de direito. Para tanto, a metodologia utilizada será a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, que será realizado com a coleta de dados por meio do uso de questionário aplicado aos alunos do último ano do CFO. Como resultado, espera-se averiguar se há ou não a compatibilidade entre a formação oferecida aos aluno-oficiais da Polícia Militar da Paraíba, em relação ao modelo estabelecido pela SENASP, tanto pela análise comparativa entre os currículos supramencionados quanto pela percepção dos formandos.
Presidente - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS