PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELYSSON THIAGO GOMES BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELYSSON THIAGO GOMES BARBOSA
DATA: 27/08/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA ESCOLA: CRIAÇÃO ARTÍSTICA E AUTORREPRESENTAÇÃO A PARTIR DAS REDES SOCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais no ensino médio; Autorrepresentação; Redes sociais; Tecnologias digitais.
RESUMO: Esta pesquisa consiste em entender como adolescentes do ensino médio, nas atividades de artes visuais, representam a si mesmos a partir da relação que têm em espaços virtuais como as redes sociais. Atrelado a isso, temos o avanço das tecnologias digitais no contexto escolar e seu uso favorecendo o processo criativo e de socialização. Desse modo, apontamos como objetivo analisar no campo das artes visuais, através de tarefas que estimulem o contato com as tecnologias digitais sob os vieses sociológico e filosófico, como acontece o processo de autorrepresentação, seja por materiais convencionais como papel, borracha escolar, lápis de cor, tesoura, tinta guache, entre outros, ou fazendo uso de recursos digitais, a partir daquilo que foi produzido pelos alunos. Para isso, discorremos sobre a integração das tecnologias digitais e sua relação no processo de ensino e aprendizagem nas artes visuais, e como seu avanço contribui e interfere na relação que os jovens têm com as redes sociais e no modo como veem a si mesmos. Essa experiência se deu com um grupo focal, tendo como participantes alunos de turmas de 2ª série da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, localizada no município de Lagoa Seca/PB. Como embasamento metodológico, adotamos neste estudo a pesquisa-ação sob uma abordagem qualitativa, sendo proposta para os envolvidos diferentes ações ao longo do seu desenvolvimento, divididas em etapas, que vão desde a formação do grupo até o momento de socialização e análise dos dados. Buscamos entender como as autorrepresentações, ainda em processo de análise e interpretação, mediada pelas tecnologias digitais e suas mídias, como as redes sociais, estabelecem conexões mais significativas e estão presentes no cotidiano e na vida dos jovens, resultando no olhar que têm da própria imagem e, consequentemente, em representações cheias de significados.
Interno - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Presidente - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS