PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: OSMAN JOSE DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSMAN JOSE DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 12/08/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE MÚSICA POPULAR EM UMA TURMA DE ARTE/MÚSICA DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO (IFPE): uma pesquisa-ação
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem cooperativa; música no ensino médio; interdisciplinaridade.
RESUMO: Esta dissertação objetiva averiguar o uso da aprendizagem cooperativa, como estratégia pedagógica para a disciplina arte/música em uma turma do ensino médio utilizando, concomitantemente a essa estratégia, ferramentas tecnológicas e literatura de cordel para viabilizar a produção de material audiovisual que envolva os conteúdos trabalhados nas aulas de educação musical. A pesquisa utiliza para esse intento os pressupostos da Aprendizagem Cooperativa, teoria amplamente estudada na educação no Brasil e no mundo e busca uma alternativa didática para a otimização do pouco tempo em termos de carga horária semanal do componente curricular da disciplina conhecida como arte/música em boa parte dos Institutos Federais. A pesquisa se baseia na pesquisa-ação, metodologia que privilegia a participação do pesquisador no processo e que é amplamente utilizada na teoria do ensino cooperativo. Os resultados, ainda que parciais, indicam que a Aprendizagem cooperativa se mostra uma alternativa extremamente promissora para alcançar o intuito citado: a otimização do tempo de aula considerando todos os aspectos igualmente citados. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, ainda em análise, mostram resultados que podem ser trabalhados, repensados a partir de outros contextos e expandidos visando uma educação musical libertadora e transformadora.
Interno - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Presidente - 2560200 - JOSELIA RAMALHO VIEIRA