PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ELYSSON THIAGO GOMES BARBOSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELYSSON THIAGO GOMES BARBOSA
DATA: 25/02/2025
HORA: 10:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: Ensino das artes visuais na escola: autorrepresentação e criação artística a partir de perfis nas redes sociais
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais no Ensino Médio; Autorrepresentação; Redes sociais; Tecnologias digitais.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa consiste em compreender como adolescentes do ensino médio, em atividades de artes visuais, representam a si mesmos a partir da relação que têm com espaços virtuais, como as redes sociais. Atrelada a isso, considera o avanço das tecnologias digitais no contexto escolar e seu potencial para favorecer a socialização e o processo criativo. O objetivo central foi analisar, no campo das artes visuais, através de tarefas que estimulem o contato com as tecnologias digitais sob os vieses sociológico e filosófico, como acontece o processo de autorrepresentação, seja por meio de materiais convencionais como papel, borracha escolar, lápis de cor, tesoura, tinta guache, entre outros, ou fazendo uso de recursos digitais, a partir daquilo que foi produzido pelos alunos. A pesquisa aborda a integração das tecnologias digitais e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem nas artes visuais, e como seu avanço contribui e interfere na relação que os jovens têm com as redes sociais e no modo como veem a si mesmos. O estudo foi realizado com um grupo focal composto por alunos de turmas da 2ª série do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, localizada no município de Lagoa Seca/PB. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa-ação sob uma abordagem qualitativa, envolvendo diferentes etapas de desenvolvimento, desde a formação do grupo até a socialização dos resultados, que serviram como base para a coleta e análise dos dados. O embasamento teórico fundamenta-se em autores como Thiollent (1987), Palfrey e Gasser (2011), Moran (2013), Bertoletti e Camargo (2017), Goffman (2013), Bauman (2001) e Lévy (1999); e em uma revisão de literatura apoiada em trabalhos que abordam o uso das tecnologias digitais, das redes sociais e da autorrepresentação na era digital. Os resultados, mediados pelas tecnologias digitais e suas mídias, revelam conexões profundas entre a forma como os jovens percebem sua própria imagem e as representações carregadas de significados produzidas por eles, evidenciando expectativas sociais e a fluidez das interações sociais nas redes sociais digitais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Presidente - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS
Externo à Instituição - SÍLVIO CÉSAR LOPES DA SILVA