CCTA - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WILSON XAVIER BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILSON XAVIER BARBOSA
DATA: 28/05/2025
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: Ferramentas pedagógicas como recurso para o ensino da História das Artes Visuais
PALAVRAS-CHAVES: Ensino das Artes Visuais, aprendizado em história das artes visuais, histórias em quadrinhos, mapas mentais
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação realizada com alunos do Ensino Médio Integral da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Presidente João Pessoa, localizada no município de Umbuzeiro-PB. O objetivo principal foi investigar o uso de ferramentas pedagógicas, como: mapas mentais e histórias em quadrinhos (HQs), no ensino da história das artes visuais, com a finalidade de incluir essas ferramentas como metodologias ativas e colaborativas no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a implementação de mapas mentais permitiu aos alunos organização e visualização dos conceitos artísticos, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo. As HQs, por sua vez, proporcionaram uma abordagem lúdica e criativa, combinando texto e imagem de forma atrativa e engajadora. A pesquisa ressaltou a importância de abordagens pedagógicas dinâmicas, que fomentam o envolvimento dos estudantes como protagonistas na construção do próprio aprendizado. Isso está alinhado com os estudos de Thiollent (2014), que afirmou que em uma pesquisa-ação, os participantes são agentes ativos e construtores do próprio conhecimento. Os resultados obtidos evidenciam um aumento significativo no engajamento e desempenho acadêmico dos alunos, comprovando a importância dessas ferramentas pedagógicas no ensino história das artes visuais. Conclui-se que a utilização de ferramentas como: mapas mentais e HQs no ensino da história das artes visuais enriqueceu o processo de aprendizagem e desenvolveu habilidades como: o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia dos estudantes, conforme relatos dos próprios alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Externo ao Programa - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA