CCTA - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARDEEN HENRIQUE DE SOUZA DANTAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARDEEN HENRIQUE DE SOUZA DANTAS
DATA: 28/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: A MÃO QUE AFAGA É A MESMA QUE APEDREJA: discussões acerca de situações de violência doméstica através do Teatro do Oprimido no contexto escolar
PALAVRAS-CHAVES: Violência; Violência Doméstica; Opressão; Teatro do Oprimido; Educação Básica.
PÁGINAS: 46
RESUMO: Discute-se sobre as possíveis situações de violência doméstica conhecidas e/ou vivenciadas pelos estudantes da escola-campo ECIT Prefeito Oswaldo Pessoa, para o desenvolvimento de trabalhos artísticos que possam ser compartilhados como produtos que promovam a visibilidade e reflexão dos envolvidos no contexto escolar sobre as relações de poder entre sujeitos e grupos culturais que estimulam fobias e violências, como intervenção pedagógica. Parte-se da compreensão do teatro enquanto linguagem artística específica e obrigatória na educação básica, oferece possibilidades de formação social, humana e cidadã. Busca-se isso, principalmente, através da abordagem dos conceitos de violência, violência doméstica e opressão, sob uma perspectiva que visa relacionar o cotidiano imediato de estudantes com o contexto da realidade que considera, simultaneamente, as categorias de classe social, política, econômica, cultural, étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de capacidade, etária, entre outras, compreendendo o espaço escolar como materialidade ideológica de valores de equidade/democráticos. Acredita-se que a aplicação de técnicas teatrais desenvolvidas a partir do estudo do Teatro do Oprimido, teoria/método desenvolvido pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1931-2009) contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico/pedagogia crítico-reflexiva no ensino das Artes no contexto escolar do ensino público da educação básica do Estado da Paraíba, especificamente, na periferia da cidade de João Pessoa, na Escola Cidadã Integral Técnica Prefeito Oswaldo Pessoa. Propõe-se a realização de aulas práticas de TO com o tratamento de temas relacionados à violência doméstica, em suas diversas expressões, para discutir/problematizar possíveis relações sofridas/vividas pelos discentes. Ainda, as práticas de TO no contexto da escola-campo visam, para além da relação imediata com o que se deve tangenciar em termos de temas gerais previstos na legislação e sugeridos nos documentos oficiais, que, especificamente, buscarão desenvolver modos de apresentar/fazer/contextualizar relações de poder entre os sujeitos, em todas as situações propostas na aplicação da teoria/método TO. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, que se adequa estrategicamente às ações pedagógicas escolares da disciplina de Artes. Através de uma disciplina semestral e mista, chamada de Eletiva, os participantes vivenciam práticas teatrais de TO e discutem o tema citado anteriormente. A intervenção pedagógica é expressa através das aulas de TO, abordando suas técnicas em consonância com as temáticas previstas. Sendo assim, espera-se que estas vivências teatrais estimulem, de maneira privilegiada em relação às outras disciplinas escolares, a reflexão crítica sobre valores éticos, sobre os direitos e deveres, a partir do entendimento das diferenças entre sujeitos como necessidade e conteúdo parte dos temas gerais/transversais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Externo ao Programa - 3478211 - GIORGIO ZIMANN GISLON
Interno - 2337043 - LUCIA GOMES SERPA