CCTA - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA GARCIA DE SOUSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA GARCIA DE SOUSA
DATA: 27/08/2025
HORA: 09:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: O ENSINO DE ARTE E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TECENDO ENTRE FIOS DE POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Arte. Educação Inclusiva. Educação Especial. Prática Docente.
PÁGINAS: 67
RESUMO: O presente estudo insere-se no contexto do ensino de Arte em diálogo com a Educação Inclusiva. O objetivo geral consiste em discutir, a partir da prática docente, o ensino de Arte na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando os estudantes público-alvo da Educação Especial nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O referencial teórico apoia-se em Freire (2013, 2014, 2018), pela centralidade da prática educativa como ação crítica e emancipadora; Mantoan (2011, 2015), ao abordar a necessidade de ruptura de paradigmas para efetivar a inclusão; Barbosa (2014), que sustenta a abordagem triangular cujas ideias desvelam uma visão contemporânea do ensino de Arte que pressupõe uma ruptura com modelos técnicos e conteudistas; e Tardif (2010), com sua reflexão sobre os saberes docentes. Quanto à metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que converge para a construção de um relato de experiência oriundo da elaboração e da aplicação de uma proposição pedagógica em duas turmas que contemplam estudantes da Educação Especial, 6º e 7º anos, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Patos-PB. Como instrumentos para a coleta de dados, propõe-se a análise documental, a observação participante, o diário de campo e o registro de imagens por meio da fotografia. A relevância da pesquisa reside na possibilidade de ampliar e aprofundar a compreensão do ensino de Arte sob o olhar da Educação Inclusiva, reconhecendo o cotidiano escolar como campo de produção de saberes, e no fortalecimento do compromisso com uma escola de todos, para todos e com todos, consolidando assim, o seu caráter democrático.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Interno - 1781656 - MICHELLE APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA
Externo ao Programa - 1465944 - SICILIA CALADO FREITAS