CCTA - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ASSILANDIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ASSILANDIA DA SILVA
DATA: 27/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: A música na articulação de saberes e aprendizagens no processo de alfabetização e letramento
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Letramento; Aprendizagem; Música.
PÁGINAS: 79
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo compreender como saberes e aprendizagens podem ser articulados pela música no processo de alfabetização e letramento. Para atingir o objetivo proposto, realizei uma intervenção pedagógica utilizando algumas cantigas de rodas no processo de alfabetização e letramento em uma turma do 2º ano do ensino fundamental, no município de Goiana – PE. Visando Compreender meu campo de pesquisa, trago em minha revisão de literatura estudos que falam sobre alfabetização e letramento em seu contexto geral, a música no processo de alfabetização e letramento e o papel do professor polivalente. Em minha fundamentação teórica, abordo o conceito de alfabetização e de alfabetização na perspectiva do letramento (SOARES, 2023; SOARES, 2024; FERREIRO e TEBEROSKY, 1999). A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como metodologia a pesquisa-ação. Espero com esse trabalho ampliar o repertório de conhecimento artístico, linguístico e cultural dos alunos. A linha de pesquisa que este trabalho se insere é Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. Esta é uma pesquisa em uma fase inicial a finalização das partes se dará no decorrer do andamento da pesquisa. Ela ainda não possui resultados analíticos, tendo em vista que essa será uma etapa a ser realizada após a qualificação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - CAROLINA CHAVES GOMES
Externo(a) à Instituição - RILVA JOSÉ PEREIRA UCHÔA CAVALCANTI