CCTA - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: WELLSON DE AZEVEDO ARAÚJO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLSON DE AZEVEDO ARAÚJO
DATA: 19/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: O ENSINO DE ARTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB: atuação e prática de professores.
PALAVRAS-CHAVES: Educação básica; Professor de Artes; Ensino de Artes; Formação docente; Práticas pedagógicas.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada "O Ensino de Artes em uma Escola Pública do Município de Picuí-PB: Atuação e Práticas de Professores", teve como objetivo analisar de que forma professores sem formação específica nas diferentes linguagens artísticas e sem formação em arte estruturam e organizam o ensino do componente curricular de Artes na Escola Municipal Tarsila do Amaral. Especificamente, buscou-se descrever como os profissionais são designados para ensinar a disciplina; compreender o que, como, por que e para que ensinam; relatar como constroem seu conhecimento para atuar nas diferentes linguagens artísticas; e investigar o perfil e a trajetória formativa dos professores, tanto os com formação específica em Artes quanto os oriundos de outras áreas de conhecimento. As participantes da pesquisa foram duas professoras, com e sem formação específica. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de estudo multicaso, a pesquisa fundamentou-se em teóricos como Tardif (2014), Candau (2014, 2020), Nóvoa (2009, 2019, 2023) e Strazzacappa (2001, 2014, 2021). Os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. A revisão de literatura abrangeu trabalhos acadêmicos recentes, contribuindo para compreender o contexto do ensino de arte e da formação docente. Os resultados revelaram que professores sem e com formação específica enfrentam barreiras significativas, mas recorrem à criatividade e a experiências acumuladas, utilizando recursos como livros didáticos, materiais online e metodologia colaborativa. A designação administrativa para a disciplina reforça a polivalência, e a falta de investimentos em infraestrutura e formação continuada compromete a qualidade do ensino. Apesar disso, os docentes atendem parcialmente às demandas, embora aquém do potencial pleno que uma formação especializada permitiria.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Presidente - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1465944 - SICILIA CALADO FREITAS