PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JOSE JEAN TAVARES RABELO

DISCENTE: JOSE JEAN TAVARES RABELO
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: O ENSINO DE ZOONOSES NO CONTEXTO DE SAÚDE ÚNICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino por investigação, Leishmaniose visceral, Sala de aula invertida, ciência cidadã
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Saúde Única, ou Uma Só Saúde, é um novo paradigma definido como um olhar científico integrado entre a saúde do ser humano, dos animais e do meio ambiente, associada à adoção de políticas públicas eficazes para a prevenção e controle de agravos abrangendo todos os ambientes desde o nível local até o global. Dentre os agravos analisados neste paradigma, as zoonoses são doenças transmitidas dos animais para os humanos. Alterações no equilíbrio da saúde humana, animal e ambiental podem provocar a emergência e reemergência, e transmissão destas doenças. Ações baseadas nesta abordagem requerem uma estreita integração interdisciplinar, entre níveis de organização administrativos mas também o envolvimento cidadão através de políticas científicas e educativas. O presente trabalho objetivou desenvolver o ensino de Saúde Única, através do ensino por investigação e aplicação de ciência cidadã. A atividade investigativa foi aplicada com uma turma do 2º do ano do Ensino Médio da EEEM Santos Dumont, no bairro das Indústrias, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, um dos mais acometidos por Leishmaniose Visceral Canina. No contexto de doenças zoonóticas induzimos o aluno ao questionamento, a problematização, planejando o roteiro e a construção do próprio conhecimento, usando metodologias ativas. O projeto foi dividido em três etapas: Na primeira etapa houve aplicação de um questionário pré-teste que demostrou que 87% dos alunos identificaram o termo zoonoses, 58,8% identificou o cão como reservatório do protozoário causador da Leishmaniose; apenas 22,7% conhecia como evitar a proliferação do mosquito Flebótomo; 86,3% identificaram a Raiva, 71,3% Leptospirose e 65% Leishmaniose e 58,8% a Sarna como zoonoses. Logo após, apresentamos o conceito de Saúde Única utilizando o filme Contágio de Steven Soderbergh (2011) e um questionário para pesquisar sobre a interação entre meio ambiente, animais e humanos. Na segunda etapa desenvolvemos um estudo sobre Zoonoses, através de pesquisa e sala de aula invertida, e as hipóteses sobre a prevalência de Leishmaniose canina no Bairro das Indústrias. Usando uma reportagem local e trabalhos acadêmicos foi possível levantar hipóteses sobre a relação entre desmatamento, saúde animal e humana. Por meio de aula invertida os alunos pesquisam e apresentam uma atividade sobre as principais zoonoses. Posteriormente os alunos participam de uma atividade investigativa através de coleta de dados e registro de animais errantes, pelo aplicativo de geoprocessamento Viconsaga, onde 82% dos alunos avistaram cães e gatos, 13% já viram porcos. A atividade de aula de campo, mostrou a proximidade da mata do Xém-Xém com a escola e a comunidade onde os alunos relataram sobre a visualização de animais silvestres. Na terceira etapa ocorreu o tratamento e apresentação dos dados coletados pelos aluno e debate e encerramento do projeto.
Presidente - 1978445 - PEDRO CORDEIRO ESTRELA DE ANDRADE PINTO
Interno - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE