PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: MARCELO HENRIQUE CAMPOS DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO HENRIQUE CAMPOS DE QUEIROZ
DATA: 20/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: LABORATÓRIO VIVO: A HORTA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA EEXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA ESTADUAL DR. ANTONIO DE SOUZA, PARNAMIRIM/RN
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Aprendizagem; Impercepção Botânica; Ensino por Investigação; Protagonismo.
PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O ensino de botânica nas escolas brasileiras enfrenta diversos desafios, dentre eles a dificuldade ou falta de conhecimento dos professores, desinteresse dos alunos, estrutura precária nas escolas, a falta de contextualização dos temas com o cotidiano dos estudantes, além da dificuldade em dar significado ao que se está estudando e contextualizar o conteúdo com o cotidiano do aluno. Tais desafios culminam na acentuação da “Impercepção Botânica”, onde alunos e professores demonstram desinteresse no estudo dos vegetais, tornando o processo de ensino-aprendizagem enfadonho, sem significado e ineficiente. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver a horta escolar como um "Laboratório Vivo" voltado para o ensino de botânica, sob uma perspectiva de ensino-aprendizagem fundamentada na abordagem investigativa. A pesquisa foi realizada de agosto/2023 a dezembro/2023 na Escola Estadual Técnica e em Tempo Integral Dr. Antônio de Souza, no município de Parnamirim-RN, com a participação de uma turma do componente curricular “Oficina formativa”, com alunos da 1ª série do ensino médio. A abordagem investigativa foi qualitativa e se enquadra na modalidade de Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI). O projeto foi desenvolvido através de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) dividida em três eixos temáticos, onde foram contemplados os conteúdos de aprendizagem factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Desta maneira, o LV apresentou-se como uma eficiente ferramenta pedagógica na prevenção da Impercepção Botânica e na ressignificação do ensino de Botânica. Ao final do projeto, foi produzido um guia prático de utilização do LV com base na Sequência Didática Investigativa (SDI) trabalhada ao longo da pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1274154 - FERNANDO FERREIRA DE MORAIS
Interno - 1425028 - LUCIENE SIMOES DE ASSIS TAFURI
Externo à Instituição - SOLANGE KIMIE IKEDA CASTRILLON