PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: SAMUEL BARBOSA DE LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL BARBOSA DE LIMA
DATA: 27/09/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O MUNDO DOS FUNGOS: USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: micologia; aprendizagem; protagonismo.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: O ensino de micologia mostra a importância de como os fungos podem ser úteis no ecossistema, na indústria alimentícia e farmacêutica. Esses seres podem ser aplicados na biotecnologia, agricultura, fitopatologia, medicina humana, entre outras. Assim, os fungos que anteriormente estavam inclusos no reino fungi, hoje fazem parte do domínio Eukarya. Nesta perspectiva, é notória a importância dos fungos para os seres vivos. Todavia, foi observado no ensino médio uma redução do número de aulas de biologia, além de evidenciados conteúdos escassos nos livros didáticos sobre micologia, que contribui para as dificuldades dos alunos em relação a este tema. Nesse contexto, este trabalho visou proporcionar o ensino-aprendizagem de micologia por meio de metodologias ativas e com abordagem investigativa. Para isto, fez uso da pesquisa-ação e observação participante como estratégica metodológica, além de aplicação de um questionário de sondagem, em uma turma da 1a série do ensino médio da EEEFM Tancredo Neves na cidade de Bayeux-PB, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre fungos. Em seguida, foi aplicada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) de dez aulas, como ferramenta pedagógica, para facilitar o ensino de micologia. Após aplicação da sequência didática, o questionário inicial foi reaplicado para fazer um comparativo dos conhecimentos prévios dos estudantes com os adquiridos durante a pesquisa. Os resultados mostraram que os conhecimentos prévios dos estudantes somaram 50% de acertos e as questões assinaladas de forma satisfatória foram às que estavam relacionadas ao cotidiano dos estudantes, tais como, o processo de decomposição em alimentos provocado por fungos e o papel desses seres nos ecossistemas. Em contrapartida, os estudantes não conseguiram responder questões mais específicas como a definição de micologia, o uso dos fungos na indústria de alimento, medicamento e algumas doenças provocadas por fungos. Após a aplicação do questionário de sondagem, a SDI foi executada, com aulas temáticas que englobou tópicos variados de fungos, como: fungos na alimentação, fungos de interesse médico e fungos na saúde humana. A SDI foi iniciada de forma expositiva e dialogada, as demais foram aulas práticas experimentais que fizeram uso do método científico, com uma abordagem lúdica e investigativa. Com o término da SDI, o questionário de sondagem foi reaplicado e os resultados foram positivos, pois, cerca de 90% dos estudantes conseguiram responder as questões de forma satisfatória, o que indica uma melhoria na assimilação dos conteúdos mediante o uso de metodologias ativas. Desse modo, este trabalho foi finalizado com a produção de um Guia Didático de Micologia, onde foi
detalhada toda a SDI utilizada nessa pesquisa. E tem como objetivo ser repassado para professores de Ciências e Biologia para que possam reproduzir com seus estudantes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
Interno - 1425028 - LUCIENE SIMOES DE ASSIS TAFURI
Externo à Instituição - JAIURTE GOMES MARTINS DA SILVA