PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: MOISÉS DA SILVA CAVALCANTI
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOISÉS DA SILVA CAVALCANTI
DATA: 30/09/2024
HORA: 17:30
LOCAL: meet.google.com/isy-cmqk-wmy
TÍTULO: ENSINO INVESTIGATIVO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO DIVULGAÇÃO DA
PREVENÇÃO DE ZOONOSES
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem; Zoonoses; Estratégia Pedagógica; Ensino médio
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
RESUMO: As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas dos animais ao homem, do homem para o animal e pode ainda se adaptar e ser transmitida de homem para homem, podem ter diferentes agentes etiológicos como fungos, bactérias, vírus, parasitas e príons. As alterações comportamentais do homem e o progresso, durante os séculos, aumentou o convívio com animais silvestres, o consumo de comidas exóticas. Além disso, a globalização, e a introdução de vetores em espaços urbanos e o desmatamento tem aumentado consideravelmente a ocorrência das zoonoses em todo o Brasil. Embora exista a necessidade de se trabalhar o tema de saúde ambiental nas escolas e neste caso especificamente das zoonoses, o currículo do Novo Ensino Médio do Estado de Pernambuco em sua totalidade só cita a palavra zoonose uma única vez, o que reforça a necessidade e urgência da abordagem deste tema tão relevante. Com a necessidade da abordagem do tema zoonoses, foi desenvolvido na escola de referência em Ensino médio (Engenheiro Lauro Diniz) na cidade de Recife- PE com alunos da 2ºano do ensino médio. Uma sequência didática com 10 aulas e um total de 35 alunos, em uma disciplina eletiva em que os próprios alunos escolhem se matricular. O presente estudo
teve como objetivo desenvolver uma abordagem de ensino e aprendizagem em zoonoses, integrada ao ensino investigativo com ferramentas digitais e uma linguagem mais próxima ao cotidiano do jovem para assim facilitar a sua compreensão. Os estudantes elaboraram folhetos com informações sobre a transmissão e prevenção das zoonoses esporotricose, tuberculose e
leishmaniose do bairro do IPSEP no Recife no formato físico e digital, que foram divulgados na escola para os alunos, pais e responsáveis que compareceram a escola. A ação aproximou os educandos da comunidade, e os educandos puderam explicar sobre o ciclo de cada zoonose acima mencionada. foi comprovada uma maior aprendizagem e participação no fazer
pedagógico, e com a apresentação e explicação os educandos demonstraram domínio do conteúdo. Como produto da pesquisa foi produzido um guia didático voltado a docentes de ensino médio com a finalidade de facilitar a ministração desses conteúdos de zoonoses e otimizar a sua aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1680508 - BRUNO HENRIQUE ANDRADE GALVAO
Interno - 1425028 - LUCIENE SIMOES DE ASSIS TAFURI
Externo à Instituição - SUZANE BEZERRA DE FRANÇA