PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SUZANA MARIA DE FRANCA ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA MARIA DE FRANCA ALVES DA SILVA
DATA: 25/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Departamento de Sistemática e Ecologia - CCEN - UFPB
TÍTULO: LABORATÓRIO VIVO AGROECOLÓGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA: PROTAGONISMO E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA CIDADà INTEGRAL PROFESSOR OLÍVIO PINTO – JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia; Aprendizagem significativa; Sustentabilidade.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo investigar a utilização do Laboratório Vivo Agroecológico como ferramenta pedagógica no ensino de Ecologia, por meio da aplicação de uma Sequência Didática Investigativa. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências aprendizagem significativa, além de desenvolver competências científicas, como o raciocínio argumentativo, a postura investigativa sobre o mundo e o pensamento sistêmico e crítico essenciais para entender o impacto de suas ações sobre o meio ambiente. O estudo foi estruturado em torno de cinco objetivos principais: (1) diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes sobre temas ecológicos e de sustentabilidade, (2) viabilizar o uso do Laboratório Vivo Agroecológico como espaço para a aprendizagem investigativa, (3) aplicar uma Sequência Didática Investigativa abordando temas como Ecologia, relações ecológicas, fluxo de energia, ciclos biogeoquímicos, sucessão ecológica e agroecologia, (4) compreender como práticas agroecológicas contribuem para a sustentabilidade ambiental e (5) produzir um guia didático com as aulas planejadas para facilitar a replicação da abordagem por outros professores. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário diagnóstico para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, seguido da implementação de uma Sequência Didática Investigativa que contemplou atividades práticas e teóricas, com foco no Laboratório Vivo Agroecológico. Os resultados demonstraram que os estudantes apresentaram uma compreensão mais aprofundada dos conceitos estudados ao final da intervenção, com destaque para o desenvolvimento de habilidades de investigação científica, reflexão crítica e tomada de decisões sobre práticas sustentáveis. Além disso, a pesquisa evidenciou que o uso do Laboratório Vivo Agroecológico contribuiu significativamente para a aprendizagem ativa, pois permitiu que os alunos aplicassem os conceitos em situações reais e observassem os efeitos das práticas agroecológicas. Como resultado final, foi produzido um guia didático contendo as aulas e atividades planejadas e aplicadas durante a pesquisa, com o objetivo de proporcionar aos professores uma ferramenta de apoio para a replicação dessa abordagem em suas atividades pedagógicas. O guia inclui orientações detalhadas sobre a execução das atividades, os objetivos de aprendizagem e os recursos necessários. Em suma, a pesquisa confirmou que o uso de metodologias ativas, como o Ensino por Investigação no Laboratório Vivo Agroecológico, é uma estratégia eficaz para promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes e preparados para adotar práticas sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1274154 - FERNANDO FERREIRA DE MORAIS
Interno - 458.600.174-72 - MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO - UFCG
Interno - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Externo ao Programa - 2735989 - FILLIPE SILVEIRA MARINI