PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: MARIA ROSANA DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ROSANA DE OLIVEIRA LIMA
DATA: 26/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/xmm-aaac-oob
TÍTULO: DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 NO CURRÍCULO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Crise Planetária; Educação Ambiental; Disciplina Eletiva; Novo Ensino Médio; Livro Paradidático.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO: A crise planetária, em decorrência das injustiças sociais e das ações antrópicas sobre o meio ambiente, levou os países a se unirem em encontros intergovernamentais e promoverem acordos em prol de mudanças urgentes sobre o cenário mundial. Em destaque, a Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e por várias metas que visam construir um mundo melhor para gerações presentes e futuras. Índices do Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras (IDSC-BR) revelam o progresso da implementação das ODS nas diversas áreas sociais, proporcionando indicadores que demandam intervenções socioambientais. A escola é um segmento social importante para contribuir nesta direção. Este estudo tem como objetivo desenvolver diretrizes para implementação dos ODS da Agenda 2030 no currículo escolar, com a colaboração de estudantes e que estejam coerentes com as orientações curriculares oficiais. A pesquisa é qualitativa, exploratória e foi realizada no período entre 10/2023 – 12/2024 numa escola pública da cidade de Natal-RN. Os dados foram obtidos a partir da análise documental, bibliográfica, aplicação de questionários, observação e grupo focal. Foram realizados estudos teóricos e práticos sobre a Agenda 2030, os ODS, temas ambientais contextualizados, com enfoque na participação dos estudantes, investigando, dialogando sobre problemáticas e buscando soluções por ações – construída e sistematizada em uma sequência didática. As experiências didáticas e pedagógicas vivenciadas na pesquisa foram compiladas num livro paradidático. A presente pesquisa contribuiu para potencializar ensino-aprendizagem, através de uma disciplina eletiva, abordando diversas temáticas de forma interdisciplinar que fazem parte da realidade dos educandos e consequentemente, motivando-os a serem responsáveis socialmente e ambientalmente, contribuindo para melhorar os IDSC-BR do município. Como legado das atividades desenvolvidas na pesquisa foi elaborado um livro paradidático intitulado “Por uma escola conectada com os ODS da Agenda 2030” - produto educacional que será disponibilizado, de forma virtual, para subsidiar as intervenções pedagógicas voltadas à estudos sobre os ODS/AGENDA 2030 no espaço escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Interno - 458.600.174-72 - MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO - UFCG
Interno - 2773523 - VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA
Externo à Instituição - MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE
Externo à Instituição - RAVI CAJU DURE