PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA BIDÔ DIAS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA BIDÔ DIAS
DATA: 02/06/2025
HORA: 08:30
LOCAL: google meet
TÍTULO: Formação inicial do embrião humano: proposta de estratégias pedagógicas com abordagens de aprendizagem colaborativa e investigativa
PALAVRAS-CHAVES: sequência didática; ensino por investigação; gametogênese e formação do
embrião; fertilização.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: É por meio da área biológica chamada Embriologia que se obtém conhecimentos sobre os
eventos celulares que levam ao desenvolvimento de um novo indivíduo. Eventos estes que por
seu nível microscópico, se configuram como um conhecimento de difícil aprendizagem.
Visualiza-se a necessidade de dinamizar as aulas e motivar os alunos no estudo da Embriologia,
com isso, torna-se cada vez mais conhecida a abordagem da investigação. Esta pesquisa teve
como objetivo desenvolver atividades em sequência didática para estimular a aprendizagem
colaborativa no estudo de temas da Embriologia com vista ao protagonismo investigativo. A
pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 2ª série do Ensino Médio da Escola de Referência
em Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Solidão, Pernambuco. Foi utilizada
como metodologia a pesquisa qualitativa e descritiva com o apoio de fontes bibliográficas,
como também foram coletados dados a partir da observação participante. Assim, os
interlocutores foram submetidos a observações realizadas pela pesquisadora, que tomou nota
de suas atuações durante todo o processo de aplicação da sequência didática investigativa
composta de atividades dinamizadas. Os participantes foram avaliados sempre em grupos, com
o uso de questionário diagnóstico, da observação e das impressões deixadas nas atividades. Os
dados obtidos por meio de anotações, fotografias, questionário e atividades foram descritos
textualmente e organizados em gráficos, tabelas e figuras, e foram analisados por meio de
categorização. O questionário forneceu o conjunto de conhecimentos prévios dos estudantes
acerca da anatomia do sistema reprodutor humano, das divisões celulares na formação dos
gametas, da Síndrome de Down, da fecundação e da formação dos gêmeos. Esse diagnóstico,
evidenciou as fragilidades individuais que tiveram a atenção necessária na produção da
Sequência Didática, que contou com atividades planejadas de acordo com as etapas do Ensino
por Investigação e metodologias ativas. A utilização de estratégias pedagógicas diversificadas
proporcionou diferentes formas de aprender, possibilitando o desenvolvimento de algumas
habilidades ao trabalhar em grupo, ao propor hipóteses para as situações-problema, ao analisar
imagens e gráficos, ao investigar casos clínicos e ao confrontar hipóteses com os conhecimentos
construídos sobre os temas estudados. Puderam ser destacadas as habilidades práticas,
relacionais, de reflexão e comunicação importantes para a formação científica. A estruturação
das atividades levou em consideração sempre o trabalho em grupo, com o objetivo de
possibilitar uma aprendizagem colaborativa apoiada em temas contextualizados. Após o
desenvolvimento deste trabalho, os estudantes podem apresentar subsídios para associar os
temas Biológicos com situações do cotidiano (síndrome de Down, reprodução assistida,
formação de gêmeos) como também os processos celulares de formação e fusão dos gametas.
Finalmente, todas as atividades aplicadas foram organizadas em um Manual como produto final
capaz de inspirar outros professores em suas atividades pedagógicas. Os resultados obtidos
evidenciam efetividade das atividades diversificadas e das temáticas de contextualização,
capazes de atrair os estudantes e despertar o interesse em construir conhecimentos sobre os
temas abordados.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1695721 - MARIA LUIZA FASCINELI
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Presidente - 2773523 - VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA