PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: BENILDO LIMA LARANGEIRA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENILDO LIMA LARANGEIRA JÚNIOR
DATA: 13/06/2025
HORA: 15:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: O USO DE FOTOGRAFIA AUTORAL NA ABORDAGEM DE IMPACTOS AMBIENTAIS ANTRÓPICOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Sequência didática; Sustentabilidade; Educação Básica.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A temática ambiental é um assunto amplamente tratado no mundo contemporânea, compondo pautas de encontros de líderes globais e, frequentemente, tratada em meios de comunicação e/ou mídias digitais. Com um acelerado crescimento populacional, níveis de industrialização e urbanização, a demanda por recurso naturais desafiam o desenvolvimento de práticas de sustentabilidade. Nesse contexto insere-se a Educação Ambiental como processo que possibilita reavaliar a forma como vivemos e nos relacionamos com o meio ambiente, propondo ações que busquem a sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho objetiva compreender como a utilização de fotografias autorais pode ser empregada enquanto ferramenta pedagógica na Educação Ambiental, promovendo uma abordagem investigativa e crítica sobre os impactos ambientais de origem antrópica. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa-quantitativa, com pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, pesquisa bibliográfica, para fundamentação do trabalho, e foi executada em uma escola pública estadual na cidade de João Pessoa/PB. As etapas da pesquisa envolveram o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa com: apresentação da situação-problema e levantamento dos conhecimentos prévios; roda de conversa sobre impactos ambientais; oficina de fotografia; coleta, divulgação e apresentação de dados fotográficos preliminares e definitivos, com elaboração de mapa online. Ao fim da pesquisa são apresentados os relatos sobre as situações de ensino e análise dos dados, com discussões pertinentes, direcionados a compreensão do contexto multidimensional dos impactos ambientais ocorridos em ambientes urbanos, em torno da abordagem investigativa e crítica, que por conseguinte, foi disponibilizado como recurso educacional um guia didático para educação básica que inclui uma sequência de ensino investigativo e orientações pertinentes ao tema.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Interno - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Interno - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
Externo à Instituição - MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE
Externo à Instituição - RAVI CAJU DURE