PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: ALDA CLÁUDIA VIEIRA CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDA CLÁUDIA VIEIRA CARNEIRO
DATA: 03/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Sistemática e Ecologia
TÍTULO: ARBOVIROSES NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA POR MEIO DA CONFECÇÃO DO LIVRO POP-UP NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Mosquitos hematófagos. Aprendizagem significativa. Ensino investigativo. Metodologias ativas
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
SUBÁREA: Ensino de Ciências e Matemática
RESUMO: As arboviroses são doenças causadas por vírus e transmitidas por artrópodes, principalmente por mosquitos hematófagos. A abordagem sobre as arboviroses é fundamental, e considerado um problema de saúde pública. Logo o trabalho de pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre arboviroses como estratégias metodológicas, utilizando o ensino investigativo e metodologias ativas para a elaboração de um livro pop-up, visando a melhoria do ensino-aprendizagem na educação básica sobre essa temática. Com esse propósito, as atividades da pesquisa foram realizadas com estudantes da 2a série do Ensino Médio da Escola Estadual Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira, modalidade regular, em Mangabeira I, João Pessoa, PB, no ano letivo de 2024. O interesse por essa temática surgiu da constatação de que os alunos, em sala de aula, apresentam dificuldades em aprender os conceitos relacionados às arboviroses. Acredita-se que esclarecer melhor o que são essas doenças e como preveni-las é crucial, visto que se trata de um problema de saúde pública. Isso se deve à falta de abordagem atrativa nos livros didáticos do ensino médio, levando os alunos à memorização e reprodução passiva do conhecimento. Esse trabalho de pesquisa teve caráter quantitativo-qualitativo, utilizou a metodologia da pesquisa-ação e revisão bibliográfica. A coleta de dados foi feita durante a execução, com aplicação de questionários (inicial e final), gravuras, fotos e referências bibliográficas. A sequência didática foi composta por onze momentos, que utilizou metodologias ativas, com diferentes etapas investigativas e colaborativas. O uso variado de estratégias do professor fez com que os estudantes desenvolvessem certas habilidades, como empatia, criatividade e o desenvolvimento de estratégias atitudinais. Essa vivência para os alunos foi incentivadora no que se diz a respeito do pensamento crítico. Das atividades realizadas, a aula de campo no parque Jardim Botânico Benjamin Maranhão foi a mais aceita pelos alunos, devido a ser realizada em um ambiente fora da escola, possibilitando a interação com ambiente natural e desmistificando crenças sobre o Aedes aegypti. Esse trabalho de pesquisa resultou na elaboração de instrumentos pedagógicos (guia didático e livro pop-up), recursos didáticos que une a teoria, a contextualização e a criatividade sobre arboviroses.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Interno - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Externo ao Programa - 1019433 - Josenir Teixeira Câmara
Externo à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO